Aplicação de Tipologias de Expansão Internacional: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas

Autores

  • Maria Laura Ferranty MacLennan Universidade de São Paulo
  • Maria Luiza Vasques Piccioli ESPM/SP
  • Viviane Eiko Ito Yamasaki

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.56-81

Palavras-chave:

Estratégias de Internacionalização, Tipologias, Multinacionais Brasileiras.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a aplicação das tipologias de internacionalização das EMNEs(Empresas Multinacionais Emergentes) no caso brasileiro. Por meio de pesquisa documental,foram levantadas informações sobre as 20 empresas brasileiras com maior índice detransnacionalidade, de acordo com dados de 2011 da Fundação Dom Cabral. Assim, foramidentificadas as características das multinacionais brasileiras, permitindo a classificaçãointegrada entre as tipologias trampolim e as estratégias genéricas de internacionalização. Naperspectiva trampolim, a internacionalização qualifica as EMNEs para a aquisição de recursosestratégicos e redução de restrições institucionais e mercadológicas do país de origem. Sobrea aplicabilidade das tipologias, os resultados demostram que o grupo aspirante prevalece naperspectiva trampolim. E com relação às estratégias genéricas verificou-se a aderência daamostra às diversas tipologias propostas.

Biografia do Autor

  • Maria Laura Ferranty MacLennan, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo, mestre em Administração com enfase em Gestão Internacional pela ESPM, graduada em Administração de empresas pela Universidade de São Paulo.
  • Maria Luiza Vasques Piccioli, ESPM/SP
    Professora da ESPM, mestre em Administração com enfase em Gestão Internacional pela ESPM.
  • Viviane Eiko Ito Yamasaki
    Mestre em Administração com enfase em Gestão Internacional pela ESPM, graduada em Administração de empresas pela ESPM.

Referências

BORINI, F. M., OLIVEIRA JÚNIOR, M. M., SILVEIRA, F. F., CONCER, R., O. The Reverse Transfer of innovation of foreign subsidiaries of Brazilian multinationals. European Management Journal, v. 30, p. 219-231, 2012.

CAVUSGIL, S. T.; KARDES, I. Brazil: rapid development, internationalization, and middle class formation. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v.8, n.1, p.1-16, 2013.

CAVUSGIL, S. T., KNIGHT, G., RESENBERGER, J. R., Negócios Internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2010.

CIRAVEGNA, L.; FITZGERALD, R.; KUNDU, S. Operating in emerging markets. Nova York: Financial Times (FT) Press, Pearson, 2013.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Nova York: Palgrave MacMillan, 1997.

CUERVO-CAZURRA, A. Extending theory by analyzing developing country multinational companies: Solving the Goldilocks debate. Global Strategy Journal, v.2, n. 3, p. 153-167, 2012.

CUERVO-CAZURRA, A.; GENC, M., Transforming disadvantages into advantages: developing-country MNEs in the least developed countries. Journal of International Business Studies. v. 39, n. 6, p. 957-979, 2008.

DUNNING, J. H. The theory of international production. The International Trade Journal. v. 3, n. 1, p. 21-66, 1988.

EVANS, P.; WURSTER, T. Blow to bits: how the new economics of information transform strategy. Boston: Harvard Business School Press, 2000.

FUNDAÇÃO DOM CABRAL. O Ranking das Transnacionais Brasileiras em 2011. Disponível em: <http://www.fdc.org.br/pt/sobre_fdc/Paginas/rankings.aspx>. Acesso em: 14 jun. 2012.

GAMMELTOLF, P.; PRADHAN, J. P.; GOLDSTEIN, A. Emerging Multinationals: home and host country determinants and outcomes. International Journal of Emerging Markets, v. 5, n. 3/4, p. 254-265, 2010.

GUILLÉN, M. F., GARCIA-CANAL, E., The American Model of the Multinational Firm and the New Multinationals from Emerging Economies. Academy of Management Perspectives, v. 23, n.2, p. 23-35, 2009.

HIRA, A.; WIXTED, B.; ARECHAVALA-VARGAS, R. Explaining sectorial leapfrogging in countries: comparative studies of the wireless sector. Int. J. Technology and Globalization, v. 6, n 1/2, p. 3-26, 2012.

HYMER, S. H. The international operations of national firms. Cambridge: MIT Press, 1960.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J.-E. The internationalization process of the firm: A model of knowledge development and increasing foreign market commitment. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

KAPLAN, B.; MAXWELL, J. A. Qualitative research methods for evaluating computer information systems. In: ANDERSON, J. G.; AYDIN, C. E.; JAY, S. J. (Ed.). Evaluating health care information systems: methods and applications. Thousand Oaks: Sage, p.45-68, 1994.

KARLSEN, S. M. F.; ZHAO, Y.; LUNNAN, R. Born-Global Firms from China and Norway: A Comparison. In: Marinov, M.; Marinova, S. Internationalization of Emerging Economies and Firms. Nova York: Palgrave Macmillan, 2012.

KHANNA, T.; PALEPU, K., Vencendo em mercados emergentes: um roteiro para estratégia e execução, Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2010.

KLEIN, H. K.; MYERS, M. D. A Set of Principles for Conducting and Evaluating Interpretive Field Studies in Information Systems, MIS Quarterly, Special Issue on Intensive Research, v. 23, n. 1, p. 67-93, 1999.

LAZZARINI, S. G. Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro: Editora LTDA, 2011.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986, 99 p.

LUO, Y.; RUI, H. An Ambidexterity Perspective Toward Multinational Enterprises From Emerging Economies. Academy of Management Perspective, v. 23, n. 4, p. 49-70, 2009.

LUO, Y.; TUNG. R., International expansion of emerging market enterprises: A springboard perspective. Journal of International Business Studies, v. 38, n. 4, p. 481–498, 2007.

MATHEWS, J. A. Dragon Multinationals: New Players in 21st Century Globalization, Asia Pacific Journal of Management, v. 23, n. 1, p. 5–27, 2006.

MCCARTHY, D., PUFFER, S., VIKHANSKI, O.; Russian Multinationals: Natural resource champions in: RAMAMURTI, R.; SINGH, J. V. Emerging Multinationals in Emerging Markets. Nova York: Cambridge University Press, 2009.

MOORE, K; RUGMAN, A. M. US multinationals are regional not global. Business Strategy Review, v. 14, n. 4, p. 2, 2003.

OLIVEIRA JÚNIOR., M. M; BORINI, F. M. The role of subsidiaries from emerging economies- A survey involving the largest Brazilian multinationals. Thunderbird International Business Review [serial online]. v. 54, n. 3, p. 361-371, 2012.

RAMAMURTI, R. What is really different about emerging market multinationals? Global Strategy Journal, v. 2, n. 1, p. 41-47, 2012.

RAMAMURTI, R. What have you learned about emerging-market MNEs? in: RAMAMURTI, R.; SINGH, J. V. Emerging Multinationals in Emerging Markets. Nova York: Cambridge University Press, 2009 (a).

RAMAMURTI, R. Why study emerging-market multinationals? in: RAMAMURTI, R.; SINGH, J. V. Emerging Multinationals in Emerging Markets. Nova York: Cambridge University Press, 2009 (b).

RAMAMURTI, R.; SINGH, J.; Indian Multinationals: Generic internationalization strategies in: Emerging Multinationals in Emerging Markets in: RAMAMURTI, R.; SINGH, J. V. Emerging Multinationals in Emerging Markets. Nova York: Cambridge University Press, 2009.

RUGMAN, A. M.; Theoretical Aspects of MNEs from Emerging Economies in: RAMAMURTI, R.; SINGH, J. V. Emerging Multinationals in Emerging Markets. Nova York: Cambridge University Press, 2009.

SECURATO Jr., J. R.; OLIVEIRA, E. F., Medindo o Grau de Globalização da Economia -1990/1998, In: III SEMEAD, Anais... São Paulo, 1998.

World Investment Report (WIR) - UNCTAD. Relatório Anual, 2011. Disponível em: <http://www.unctad.org/Templates/StartPage.asp?intItemID=2068>. Acesso em: 21 mai.2012.

WRIGHT, M., FILATOTCHEV, I., HOSKISSON, R. E.; PENG, M. W., Strategy Research in Emerging Economies: Challenging the Conventional Wisdom. Journal of Management Studies, v. 42, n. 1, p. 1 –33, 2005.

ZAHEER, S., Overcoming the Liability of Foreignness. The Academy of Management Journal, v. 38, n. 2, p. 341-363, 1995.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigos Científicos