Aplicação do Quality Function Deployment no desenvolvimento de produtos: um estudo no setor de eletrodomésticos

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Unisul
  • Ana Akemi Ikeda FEA - USP
  • Adriana Carla Schulka Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e22012138-170

Palavras-chave:

Marketing. Gestão de produtos. Desenvolvimento de produtos. QFD.

Resumo

O artigo aborda a aplicação do Quality Function Deployment (QFD) no processo de desenvolvimento de produtos e analisa a utilização do QFD em organização do setor de eletrodomésticos, localizada no Estado de Santa Catarina, e que aplica há mais de dez anos o QFD no desenvolvimento de novos produtos. Trata-se de estudo empírico, exploratório, qualitativo, na forma de estudo de caso, cuja pesquisa de campo envolveu entrevista em profundidade e análise de documentos internos. Os resultados revelaram que a aplicação do QFD não está completamente consolidada, em função de desafios/dificuldades identificados, mas tem gerado benefícios para a organização.

 

Biografia do Autor

  • Aléssio Bessa Sarquis, Unisul
    •Doutor em Administração pela FEA/USP·Mestre em Administração pelaFURB·Economista pela Universidade de Fortaleza·Ex-gerente comercial do Banco Francês e Brasileiro.·Ex-consultor interno da Tubos e Conexões Tigre·Ex-assessor de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Joinville·Ex-consultor de marketing e vendas da Audit Consultores·Ex-gerente de marketing daDouat Cia Têxtil
  • Ana Akemi Ikeda, FEA - USP
    Professora livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) e vice-coordenadora do MBA Marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA) - [email protected]
  • Adriana Carla Schulka, Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG)
    Especialista do MBA Empresarial do Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG) em convênio com a Sustentare Escola de Negócios

Downloads

Publicado

2012-09-28

Edição

Seção

Artigos Científicos