FATORES QUE IMPACTAM NA DEPENDÊNCIA E COMPORTAMENTO DE COMPRA DE SMARTPHONES

Autores

  • Railana Morais de Freitas
  • Mariangela Amaral e Silva
  • Ana Claudia da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14e12021120-146

Palavras-chave:

Smartphones, Dependência de uso, Comportamento de compra, Marketing de serviços.

Resumo

A pesquisa caracterizou-se como quantitativa e descritiva, baseando-se no modelo de Ting et al. (2011), formado pelos construtos: conveniência, influência e necessidades sociais, dependência e comportamento de compra. O objetivo geral foi investigar o impacto dos fatores conveniência, necessidades e influências sociais na dependência do uso de smartphones, bem como o impacto dessa dependência de uso no comportamento de compra de smartphones em acadêmicos de um Instituto Federal. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários. Evidenciou-se que a conveniência e influências sociais impactam na dependência de smartphone e a dependência de uso impacta no comportamento de compra.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. Traduzido por: Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ALTER, A. Irresistible: The Rise of Addictive Technology and the Business of Keeping Us Hooked. Hardcover: 2017.

ANATEL. Telefonia Móvel: Acessos (2018). Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018> Acesso em: 27 mai. 2018.

AUTER, P. J. Portable social groups: will ingness to communicate, interpersonalcommunication gratifications, and cellphone use among young adults.International Journal Mobile Communications, v. 15, n. 2, p.139-56. 2007.

BODKER, M.; GIMPEL, G.; HEDMAN, J. Technology use as consumer: a longitudinal study of telefones inteligentes, Trigésima Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação, Phoenix, Vol. 88, pp. 1-7, 2009.

BORGES, A. P; JOIA, L. A. Executivos e Smartphones: Uma relação ambígua e paradoxal. Revista Organizações e Sociedade, v. 20, n. 67, p.585-602, 2013.

CARAYANNIS, E. G.; CLARK, S. C.; VALVI, D. E. Smartphone affor dance: achieving better business through innovation. Journal of the Knowledge Economy, v. 22, n. 6, p.1-11, 2012.

CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FORTIM, I; ARAUJO, C. A. Aspectos psicológicos do uso patológico de internet. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, V. 33, no 85, p. 292-311, 2013.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). 29ª Pesquisa Anual do Uso de TI, 2018. Disponível em: <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/pesti2018gvciappt.pdf> Acesso em: 16 jun. 2021.

FUTRELL, C. M. Vendas: o guia completo. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

GENOVA, G. L. The anywhere office – anywhere liability. Business Communication Quarterly, v. 73, n. 1, p. 119-26, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. Atlas: São Paulo, 2010.

GREWAL. D.: LEVY, M. Marketing. 2.ed. Bookman, Porto Alegre, 2012.

HAHN, J. ‘‘Information seeking with Wikipedia on iPod Touch’’, Reference Services Review, v. 38, n. 2, p. 284-98, 2010.

HAIR Jr, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookmann, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Tabela 3175 -População residente, por cor ou raça, segundo a situação do domicílio, o sexo e a idade, 2010. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3175>. Acesso em 22 nov. 2018.

KLOBAS, J. E.; CLYDE, L. A. Social Influence and Internet use, Library Management, Vol. 22, No. 1, pp. 61-7., 2001.

KIM, S. H. Moderating effects of job relevance and experience on mobile wireless technologyacceptance: adoption of a smartphone by individuals. Information and Management, v. 45, p. 387-93, 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. Pearson: São Paulo, 2012.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Revista Comunicação, Mídia e Consumo, número 10, ESPM, São Paulo, 2007.

LEVINE, D. M. et al. Estatística: teoria e aplicações: usando Microsoft® Excel em Português. 6. ed. LTC, 2012.

LIN, Wan-Ying et al. From the wired to wireless generation? Investigating teens’ Internet use through the mobile phone. Telecommunications Policy, v. 37, n. 8, p. 651-661, 2013.

LIPPINCOTT, J. K. A mobile future for academic libraries. Reference Services Review, v.38, n. 2, p.1-20, 2010.

LU, H-P. and SU, P.Y-J. ‘‘Factors affecting purchase intention on mobile shopping web sites’’, Internet Research, v. 19, n. 4, p. 442-58, 2009.

MASON, W. A.; CONREY, F. D.; SMITH, E. R. Situando processos de influência social: dinâmica, fluxos multidirecionais de influência nas redes sociais, Revisão da Personalidade e da Psicologia Social, Vol. 11, pp. 279-300, 2007.

MEI, M. et al. Conceptual paper: factors affecting the demand of smartphone among Young adult. International Journal on Social Science Economics and Art, v. 10, n. 2, p. 332-4, 2012.

MOK, J. Y. et al. Latent class analysis on internet and smartphone addiction in college students. Dovepress, v. 10, p. 817-828, 2014.

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011.

MORGAN, J. J. Social networking websites teaching appropriate social competence to students with emotional and behavioral disorders. Intervention in School and Clinic, v. 45, n. 3, p. 147-5, 2010.

PICON, F. et al. Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 17, n. 2, p. 44-60, 2015.

RIBEIRO, Q; SILVA, R. B. A. R. Os impactos dos dispositivos móveis nas pessoas. Revista Fatec Zona Sul, v. 2, n.1, 01-21, 2015.

ROCHA, A. V. F et al. Dependência Digital: Dá pra viver desconectado? In: EXPOSIÇÃO DA PESQUISA EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO, Uberlândia, 2015. Anais. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2015.

SILVER, Mick. Estatística para administração. São Paulo: Atlas, 2000.

STEPHEN, K. K.; DAVIS, J. The social influences on electronic multitarefa in organization reuniões, Management Communication Quarterly, Vol. 23 No. 1, pp. 63-83, 2009.

SUKI, N. M. Students’ dependence on smart phones. Campus-Wide Information Systems, v. 30, n. 2, p. 124 – 134, 2013.

TIKKANEN, I. Hierarquia de Maslow e sugestões dos alunos para o desenvolvimento de refeições escolares, Nutrição and Food Science, Vol. 39 No. 5, pp. 534-43, 2009.

TING, et al. “Dependency on smartphone and the impact on purchase behavior”, Young Consumers, Vol. 12 Iss 3 pp. 193 – 203. 2011.

UNIVERSIDADE MARTINS DO VAREJO (UMV), Quatro marcas concentram as vendas de celulares no Brasil. Disponível em: <http://umv.com.br/quatro-marcas-concentram-as-vendas-de-celulares-no-brasil/>. Acesso em: 31 mai. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Científicos