FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS ENTRE EXPORTADORES E PRODUTORES DE CAFÉS ESPECIAIS

Autores

  • Anderson Jorge Dib Universidade de Brasília
  • José Márcio de Carvalho Universidade de Brasília
  • Fabrício Oliveira Leitão UnB
  • PatrÍcia Guarnieri Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e220203-41

Palavras-chave:

Parcerias estratégicas, Negócios internacionais, Agronegócio, Cafés especiais, Relações interorganizacionais.

Resumo

Este estudo buscou analisar os fatores de sucesso presentes em parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores de cafés especiais, tomando como base as dimensões do modelo conceitual de Monczka et al. (1998): (i) atributos da parceria; (ii) comportamento de comunicação; (iii) técnicas de resolução de conflitos; e, (iv) processo de seleção de produtos e fornecedores. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com suporte da análise de conteúdo, e uma quantitativa, utilizando estatística descritiva e análise fatorial e regressão. Foi possível constatar que as parcerias bem-sucedidas estão relacionadas aos fatores do modelo, em maior ou menor grau.

Biografia do Autor

  • Anderson Jorge Dib, Universidade de Brasília
    Especialista com mais de 20 anos de experiência no gerenciamento de programas e projetos com foco na promoção comercial das exportações brasileira de diversos setores que incluem: (i) alimentos, bebidas e agronegócios; (ii) rochas ornamentais (casa e construção); (iii) máquinas e equipamentos; (iv) eletro-eletrônicos; e (v) equipamentos e ingredientes para panificação com ênfase em aprofundar as relações comerciais entre Brasil e mercados-alvos selecionados no exterior em benefício das exportações brasileiras. Atua no desenvolvimento de ações de: (i) estratégias empresariais no mercado internacional; (ii) marketing internacional; (iii) internacionalização visando o estabelecimento de empresas brasileiras no exterior; (iv) supervisão de projetos arquitetônicos para participação brasileira em eventos de negócios e promoção da imagem do Brasil no exterior. Representou o governo brasileiro perante organismos internacionais em temas relacionados ao comércio bilateral e de promoção comercial. Atualmente é Gestor de Projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atua, ainda como professor substituído na Universidade de Brasília - UnB.
  • José Márcio de Carvalho, Universidade de Brasília
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Administração pela University Of Reading (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócio, negócios internacionais, operações e gestão de projetos.
  • Fabrício Oliveira Leitão, UnB
    Possui graduação em administração, especialização em Gestão Educacional, mestrado em Agronegócios, e doutorado em Transportes. Atualmente é professor adjunto do departamento de Administração da Universidade de Brasília, e da pós-graduação em Agronegócios, trabalhando nas linhas de pesquisa voltadas para a área da Gestão da Produção e Operações e Logística. É membro dos grupos de pesquisa GECOMP/UnB (Grupo de Estudos sobre a Sustentabilidade e Competitividade do Agronegócio/UnB) onde lidera uma linha de pesquisa sobre Logística no Agronegócio; GEALOGS (Grupo de Estudos e Pesquisa Avançadas em Logística e Supply Chain Management) ; e GOMETA (Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão).
  • PatrÍcia Guarnieri, Universidade de Brasília

    Professora adjunta do curso de Administração da Universidade de Brasilia (UnB). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012. Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão Industrial, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2006. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel e Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio-Econômicas, 2002 e, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino, 2005. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2000. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Logística de Suprimentos e Logística Reversa, Gestão de parcerias e relacionamentos colaborativos no SCM, Contabilidade Ambiental, Análise Financeira de Empresas e Análise de decisões. É autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, capítulos em livros nacionais e internacionais. Editora executiva da Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (Regis). Referee de periódicos nacionais e internacionais, além de eventos nacionais e internacionais. É pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão (GOMETA) e Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Logística e SCM (GEALOGS).


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Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos Científicos