MARKETING AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: FATORES DETERMINANTES SEGUNDO PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e12019230-263

Palavras-chave:

Marketing Ambiental, Estratégia, Vantagem Competitiva, Consumo sustentável

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os fatores determinantes de marketing ambiental para estratégias de empresas, na visão de publicitários brasileiros. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa com dez empresários do segmento da publicidade que atuam na cidade do Natal para confirmar variáveis identificadas na literatura, bem como definir novas variáveis, e outra pesquisa quantitativa que foi aplicada com 310 publicitários que atuam no Brasil. Os resultados revelaram que os fatores “incorporação de práticas ambientais” e “marketing verde coerente com a prática ambiental” são determinantes para que as empresas obtenham vantagem competitiva no mercado em que atuam.

Biografia do Autor

  • Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar (UNP)
    Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas; Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas.  Coordenador do Programa de Doutorado em Administração, Professor no Mestrado em Psicologia Organizacional e Coordenador Geral de Mestrados e Doutorados da UnP. Criou e obteve aprovação em quatro projetos de mestrado nas áreas de psicologia, administração, meio ambiente e energia, assim como no Programa de Doutorado em Administração da Universidade Potiguar.
  • Francisco de Paula Costa, Universidade Potiguar (UNP)

    Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (1998) e mestrado profissional em Administração de Empresas (2013), na área de concentração em Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente é professor titular da Universidade Potiguar, além de desempenhar a função de Coordenador Acadêmico Administrativo da Escola de Comunicação e Artes

  • Arthur William Pereira da Silva
    Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaruana. Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).
  • Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar (UNP)

    Coordenador do mestrado acadêmico em administração da Universidade Potiguar - UNP; Doutor em Administração
    pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - URFN.

  • Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Doutoranda em Administração - UFPB; Mestra em Administração - UFPB; Graduada em Administração - UFERSA. Professora do curso de administração da UFERSA.

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Publicado

2020-02-22

Edição

Seção

Artigos Científicos