APLICAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING DE PIZZINATTO E SILVA (2009) NA PEQUENA EMPRESA

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • João Gabriel Bogo de Souza Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • João Coelho Soares Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) http://orcid.org/0000-0002-3278-0844
  • Carlos Alberto de Andrade Junior Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Alexandre de Matos Fraga Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e32018234-264

Palavras-chave:

Planejamento de marketing, plano de marketing, estratégias de marketing, pequena empresa.

Resumo

O estudo analisou a aplicação do modelo de planejamento de marketing de Pizzinatto e Silva (2009) em uma pequena empresa de panificação e confeitarias. Trata-se de estudo qualitativo, na forma de estudo de caso, com dados coletados por meio de entrevista pessoal semiestruturada e levantamento documental, e analisados com auxílio de técnicas de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o modelo testado é aplicável no contexto da pequena empresa, pois contém as etapas/decisões relevantes no processo de planejamento de marketing, tem estrutura de fácil entendimento, baixa complexidade de aplicação e baixo custo de operacionalização.

 

Biografia do Autor

  • Aléssio Bessa Sarquis, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.
  • João Gabriel Bogo de Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

    Graduado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

  • João Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

    Mestre em Administração pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.

  • Carlos Alberto de Andrade Junior, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
    Aluno do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil
  • Alexandre de Matos Fraga, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

    Aluno do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Artigos Científicos