Processos de aprendizagem organizacional em um banco público do Brasil

Autores

  • Romero Bastos Lustosa
  • Anielson Barbosa da Silva
  • Célia Cristina Zago

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v2e22009109-140

Palavras-chave:

Processos de aprendizagem, Gestão do conhecimento, Organização, Banco Público

Resumo

Diante de um cenário instável e competitivo, as organizações precisam desenvolver um sistema que aprendizagem capaz de promover a gestão do conhecimento, o que pode contribuir para a sua sustentabilidade e sobrevivência. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem organizacional praticado em um Banco Público do Brasil. A pesquisa é um estudo de caso descritivo, balizado por uma abordagem quantitativa. Diante das peculiaridades e necessidades para o estudo, optou-se por escolher como universo de investigação os funcionários que possuem mais de um ano de permanência na instituição, vinculados à unidade de Representação de Retaguardas localizada na cidade de João Pessoa/PB. A coleta de dados envolveu uma pesquisa documental e a aplicação de um questionário. A análise dos processos de aprendizagem foi categorizada a partir de quatro dimensões: geração, interpretação, disseminação e institucionalização. A utilização dessa abordagem proposta por Silva (2009) apresentou aderência ao contexto da organização e ajudou a identificar os elementos de aprendizagem vinculados a cada dimensão estudada. Os resultados da pesquisa indicam que o percurso de aprendizagem na unidade do banco público analisado ocorre principalmente da organização para o indivíduo (feedback), e é pequena a percepção de que a trajetória da geração, difusão e institucionalização do conhecimento, por meio dos processos de aprendizagem, seguir o percurso do indivíduo para a organização (feedforward).

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Publicado

2010-08-25

Edição

Seção

Artigos Científicos