INFORMAÇÕES PATENTÁRIAS COMO FONTE PARA INOVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO SOBRE O ENSINO À DISTÂNCIA VOLTADO À EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Autores

  • Marcus Vinicius Cesso Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • José Eduardo Storopoli Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e3201886-108

Palavras-chave:

Patent2net, Ensino à Distância, Educação Médica Continuada, Inovação Estratégica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o uso da Patent2net para organizar informações referentes a patentes em Ensino à Distância, focadas em educação médica continuada, por se tratar de uma área estratégica para todas as nações, principalmente para o Brasil. Como resultado, identificou-se uma patente de um sistema de e-learning, livre para reprodução no Brasil, que simula cenários em 3D para treinamento de equipes de enfermagem, contribuindo para o aprimoramento de técnicas assistenciais e comportamentais do profissional de saúde. A principal contribuição deste trabalho se dá pela identificação de uma tecnologia inexistente e de uso estratégico para a Saúde no Brasil.

Biografia do Autor

  • Marcus Vinicius Cesso, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Mestre em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo / ECA (2011). Atuação em pesquisas na Linha de Estratégia focado nas áreas de Desempenho e Avaliação Estratégica de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior. 
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Ciências Básicas (2007), pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (CONCEITO CAPES 7). É Mestre em Ciências Básicas (2003), também pela UNIFESP. É Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), também da UNINOVE. É Membro número 24155 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
  • José Eduardo Storopoli, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em estratégia empresarial pela UNINOVE. Professor da UNINOVE. Membro pesquisador do grupo de pesquisa Gestão Estratégica de Projetos Educacionais. Representante principal da UNINOVE na rede de afiliados da Harvard Business School Microeconomics of Competitiveness. Pesquisa nos seguintes temas: Estratégia em Instituições de Ensino; Gestão de Instituições de Ensino; Capacidades Dinâmicas em Instituições de Ensino; Transferência de Tecnologia e Conhecimento entre Universidades e Empresas; Avaliação dos Impactos das instituições de ensino sobre a sociedade. Gestor de Inovação e Educação a Distância da UNINOVE.

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Artigos Científicos