Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas

Autores

  • Maria Conceição Melo Silva
  • Jairo Simião Dornelas

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v2e220091-26

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Planejamento estratégico empresarial, Planejamento estratégico da tecnologia da informação, Tecnologia da informação

Resumo

Este estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas.

Downloads

Publicado

2010-08-25

Edição

Seção

Artigos Científicos