DESEMPENHO E SATISFAÇÃO DE EMPRESAS FRANQUEADAS

Autores

  • Celliane Ferraz Pazetto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e012018165-199

Palavras-chave:

Desempenho do franchising, Satisfação do franchising, Empresas franqueadas, Franchising.

Resumo

Motivado pelo crescente interesse e expansão do franchising no Brasil, este estudo objetiva investigar o desempenho e a satisfação de empresas franqueadas, do ponto de vista do franqueado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de levantamento com os gestores de 22 empresas franqueadas. Entre outros aspectos, os resultados da pesquisa revelaram que o desempenho do ano é considerado bom, dentro do esperado, e que a maioria dos participantes da pesquisa está satisfeita com sua franquia. E que o desempenho apresenta relação positiva e significativa com algumas características do perfil dos franqueados, porém não está relacionado com a satisfação dos franqueados.

Biografia do Autor

  • Celliane Ferraz Pazetto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da

    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Reitor João David Ferreira Lima, Centro Socioeconômico, Bairro Trindade
    CEP 88040-970 – Florianópolis, SC – Brasil

  • Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da

    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING (ABF). Desempenho do franchising brasileiro 2015. (2015a). Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING (ABF). Franchising Brasil - Proposta 2015-2017: Projeto setorial para promover a internacionalização no setor de franquias brasileiras. (2015b). Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2015.

BRAND, M. J.; CROONEN, E. P. M.; LEENDERS, R. T. A. J. Entrepreneurial networking: a blessing or a curse? Differential effects for low, medium and high performing franchisees. Small Business Economics, v. 50, n. 4, p. 783-805, 2017.

BRASIL. Lei n. 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em: 22 set. 2015.

CHENHALL, R.; BROWNELL, P. The effect of participative budgeting on job satisfaction and performance: role ambiguity as an intervening variable. Accounting, Organizations and Society, v. 13, p. 225-234, 1988.

COMBS, J. G.; KETCHEN JR, D. J.; SHOOK, C. L.; SHORT, J. C. Antecedents and consequences of franchising: Past accomplishments and future challenges. Journal of Management, v. 37, n. 1, p. 99-126, 2011.

DANT, P. D.; GRÜNHAGEN, M.; WINDSPERGER, J. Franchising research frontiers for the twenty-first century. Journal of Retailing, v. 3, n. 1, p. 253-268, 2011.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FRANCHISEGRADE.COM. National survey of franchisees 2015. 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2016.

HUSSAIN, D.; WINDSPERGER, J. Multi-unit ownership strategy in franchising: development of an integrative model. Journal of Marketing Channels, v. 17, n. 1, p. 3-31, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE). Indicadores IBGE: pesquisa mensal de comércio. Dezembro, 2015. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Comercio_e_Servicos/Pesquisa_Mensal_de_Comercio/Fasciculo_Indicadores_IBGE/pmc_201512caderno.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2016.

INTERNATIONAL FRANCHISING ASSOCIATION (IFA). About Franchising. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2015.

KALARGYROU, V.; ALIOUCHE, E. H.; SCHLENTRICH, U. Antecedents and consequences of franchisee satisfaction in the U.S. restaurant industry. Journal of Human Resources in Hospitality & Tourism, v. 17, n. 1, p. 60-79, 2018.

LAVIERI, C. A.; CUNHA J. A. C. A utilização da avaliação de desempenho organizacional em franquias. In: EnANPAD, 33., 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

LIMA JÚNIOR, A. S.; LUNA, R. M.; SOUSA, A. R. Evolução do sistema de franquias no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 1, p. 94-112, 2012.

LINDBLOM, A.; TIKKANEN, H. Knowledge creation and business format franchising. Management Decision, v. 18, n. 2, p. 179-188, 2010.

MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T. Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998–2007. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 268-288, 2010.

MIA, L. Managerial attitude, motivation and the effectiveness of budget participation. Accounting Organizations and Society, v. 13, n. 5, p. 465-475, 1988.

MORAES, R. M; SANTOS, Z. C.; MAINARDES, E. W. Fatores estratégicos na seleção de franqueados: um modelo teórico. Caderno Profissional de Administração UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 23-42, 2016.

OLIVO, R. L. F.; CRIVELARO, E.; GOZZI, S.; CAVALCANTI, M. A criação de valor das franquias empresariais no Brasil sob a perspectiva do franqueador. Revista Brasileira de Marketing, v. 8, n. 1, p. 93-111, 2009.

PORTAL DO FRANCHISING. Lista de franquias associadas à ABF por segmento de atuação. Acesso em: . Disponível em: 22 set. 2015.

RAMÍREZ-HURTADO, J. M.; RONDÁN-CATALUÑA, F. J.; GUERRERO-CASAS, F. M.; BERBEL-PINEDA, J. M. Identifying the franchisee profiles franchisors prefer. Journal of Business Economics and Management, v. 12, n. 4, p. 567-588, 2011.

RICHARD, P. J.; DEVINNEY, T. M.; YIP, G. S.; JOHNSON, G. Measuring organizational performance: towards methodological best practice. Journal of Management, v. 35, n. 3, p. 718-804, 2009.

RODRÍGUEZ, A.; CABALLER, V. Assessing the intangibles transferred in franchise business. Springer-Verlag, v. 5, n. 1, p. 29-46, 2011.

SCOTT JR, F. A. Franchising vs. company ownership as a decision variable of the firm. Review of Industrial Organization, v. 10, n. 1, p. 69-81, 1995.

SOUZA, G. C.; LOURENZANI, A. R. B. S. A importância do perfil do franqueado para o sucesso das franquias: uma análise da capacidade empreendedora. Revista Brasileira de Estratégia, v. 4, n. 2, p. 115-127, 2011.

VANCE, P. S.; FÁVERO, L. P. L.; LUPPE, M. R. Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 43, n. 1, p. 59-71, 2008.

VAROTTO, L. F.; PARENTE, J. G. Franchisor-franchisee relationship quality: time of relationship and performance. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 6, p. 600-610, 2016.

WU, C. W. Antecedents of franchise strategy and performance. Journal of Business Research, v. 68, n. 1, p. 1581-1588, 2015.

YUNG-HO, C.; JIN-LI, H. Payment types and number of franchisees. The Service Industries Journal, v. 23, n. 4, p. 42-60, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos