A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional

Autores

  • Marici Cristine Gramacho Sakata
  • Maria Aparecida Baccega
  • Sandra Raquel Pinto Alves
  • Edson Luiz Riccio

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v2e1200925-40

Palavras-chave:

Globalização, Educação superior, Mercado educacional, OMC.

Resumo

Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos.

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Publicado

2009-08-25

Edição

Seção

Artigos Científicos