Tecnologias da informação e comunicação: o caso do Grupo Back sob a perspectiva de geração de conhecimento e relação com seus clientes externos

Autores

  • Letícia Bonatti

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e22008119-134

Palavras-chave:

Relacionamento com clientes, Gestão do conhecimento, Grupo Back.

Resumo

O presente artigo aborda teorias e conceitos sobre a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na perspectiva de geração de conhecimento do Grupo Back com relação a seus clientes externos. O tema à tecnologia da informação e comunicação foi explorado nas teorias sobre o novo paradigma organizacional, os impactos da TIC, seu surgimento histórico, ERP, Call Center, CRM, sua aplicação à gestão do conhecimento. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. O emprego do método exploratório-descritivo com corte transversal é utilizado para obter informações do fenômeno em estudo. Os levantamentos de pesquisa foram realizados em campo, abrangendo amostra intencional de 120 funcionários do Grupo Back. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a organização estudada possui o conhecimento dos seus clientes externos por intermédio das tecnologias da informação e comunicação aplicada como ferramenta de auxílio à comunicação com seus clientes.

Downloads

Publicado

2010-08-24

Edição

Seção

Artigos Científicos