A concepção de estratégias em empresas empreendedoras

Autores

  • Mauro E. Carozzo Todaro
  • Kellen Kali de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e12008123-137

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Estratégia, Gestão, Planejamento

Resumo


O artigo tem como objetivo investigar o processo de formação estratégica em uma empresa de pequeno porte, que se enquadra no perfil de empreendedora, verificando, por conseguinte, a influência da personalidade empreendedora nesse processo e como tais estratégias são levadas à prática. O tema ganha relevância pelo alto índice de empreendedores e a elevada taxa de empreendimentos mal sucedidos no Brasil. Para tal, realizou?se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com a adoção do método de estudo de caso. O objeto de estudo foi uma pequena empresa local, denominada MEMPS ? Montagem, Eletromecânica e Prestação de Serviços LTDA. Constatou?se que, na empresa estudada, o processo de formação estratégica é feito de forma, tanto deliberada quanto emergente. Tal processo é concebido na mente do líder, por meio de inferências mais intuitivas, que analíticas. O processo está centrado no empreendedor fazendo com que o mesmo seja altamente informal, tanto na criação quanto na divulgação das estratégias. Em decorrência deste fato, verificou?se uma crescente necessidade de formalização dos mecanismos de implantação e comunicação de tais estratégias, à medida que aumenta a divisão do trabalho e a quantidade de níveis hierárquicos.

Downloads

Publicado

2008-06-24

Edição

Seção

Artigos Científicos