ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO SEGUNDO A VISÃO BASEADA EM RECURSOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS

Autores

  • Paulo Guilherme de França Alcantara Universidade Federal da Paraíba
  • Danilo Felipe Silva de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Paula Izabela Felinto da Costa Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Fabiana Gohr Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e3201531-59

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva, Estratégia de Diversificação.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de mudança estratégica em uma empresa que a levou a adotar a estratégia de diversificação segundo a visão baseada em recursos. Foi feito um estudo de caso longitudinal em uma empresa que atua no setor de alimentos. Os recursos know-how dos funcionários, nível de reputação, conhecimento do negócio, investimento em gestão integrada da qualidade e do conhecimento, treinamentos; e, as capacidades melhoria contínua e capacidade de inovação contribuem diretamente para a implementação da estratégia de diversificação e para a vantagem competitiva da organização, exceto investimento em gestão do conhecimento e treinamentos. 

Biografia do Autor

  • Paulo Guilherme de França Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

    Engenheiro de Produção

    Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

  • Danilo Felipe Silva de Lima, Universidade Federal da Paraíba

    Engenheiro de Produção

    Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

  • Paula Izabela Felinto da Costa Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

    Engenheira de Alimentos

    Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

  • Cláudia Fabiana Gohr, Universidade Federal da Paraíba
    Economista, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção.

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Publicado

2016-03-27

Edição

Seção

Artigos Científicos