ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Liana Holanda Nepomuceno Nobre Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Álvaro Fabiano Pereira de Macêdo Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Heitor Takashi Kato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v9e320163-21

Palavras-chave:

Precificação, Novos Serviços, Pequenas e Médias Empresas.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar as condições que levam as pequenas e médias empresas à adoção de uma estratégia de precificação para um novo serviço. Utilizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, e as questões utilizadas no questionário foram extraídas do trabalho de Indounas e Avlonitis (2011). Foram testadas a validade convergente e discriminante, além da confiabilidade dos construtos pela Análise Fatorial Confirmatória. O modelo foi testado através de equações estruturais. As condições relativas à demanda parecem explicar a estratégia de precificação adotada. Concluiu-se que os gestores preferem mecanismos de precificação em função do porte e da estratégia adotada pela empresa. 

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos