Avaliação da personalidade da marca Pague menos na ótica dos clientes

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago Ianatoni Camargo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo César Tavares Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Luiz Elias de Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Eduardo Polônio da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e32014256-276

Palavras-chave:

Marketing, Branding, Personalidade de Marca, Marca de Varejo.

Resumo

Existe uma crescente busca das organizações em criar relacionamentos com seus consumidores por meio de suas marcas, e a noção de personalidade de marca tem uma função primordial no estabelecimento desse vínculo. Com base nisto, debruçamo-nos sobre a Pague Menos, maior rede varejista farmacêutica do Brasil, com o objetivo de identificar e avaliar as características humanas que a compõem, sob a ótica de seus clientes. Para tal, realizamos o presente estudo qualitativo, executado por meio de entrevistas em profundidade, submetidas a uma análise de discurso funcional. Nossos resultados revelam oito características (acessível, atenciosa, diversificada, magnânima, midiática, prodigiosa, providente e relapsa) que compõem a personalidade da marca Pague Menos e que, em sua interseção mais ampla, propiciou descrevê-la como provedora. Assim, refletimos sobre o caráter relacional e simbólico do vínculo entre a marca e seus clientes, bem como sobre a importância de abordagens metodológicas que propiciem a identificação das características particulares das personalidades das marcas.

Referências

AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.

AAKER, D. A. Marcas: brand equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio.

AAKER, J. L. Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, v.34, n.3, p.347-356, 1997.

AÑAÑA, E. S.; NIQUE, W. M. O valor dos valores: avaliação de uma marca global por meio dos diversos brasis culturais. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 3, p. 153-181, 2009.

AZOULAY, A.; KAPFERER, J. N. Do brand personality scales really measure brand personality? Journal of Brand Management, v.11, n.2, p.143-155, 2003.

BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M.; GASKEL, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 31ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BERNARD, H. R. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. 2nd ed. London: Sage, 1994.

BICHUETI, R. S.; BATTISTELA, L. F.; GROHMANN, M. Z. Personalidade de marca: Um estudo da percepção dos consumidores da Eny Comércio de Calçados. In: XIII SEMEAD. Anais… São Paulo, 2010.

BLACKSTON, M. Beyond brand personality: Building brand relationships. In: AAKER, D.; BIEL, A. Brand equity and advertising. Ed. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, p.113-34.

BROWN, S. Marketing as multiplex: screening postmodernism. European Journal of Marketing, v. 28, n. 8/9, p. 27-51, 1994.

COVA, B. Community and consumption: towards a definition of the “linking value” of product or services. European Journal of Marketing, v.31, n. 3/4, p.297-316, 1997.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artemed, 2010.

DALFOVO, M. S.; PEDROSO, A. A percepção dos clientes multimarcas referente ao novo posicionamento da marca Hering. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v.2, n.2, p.01-22, 2008.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). The Sage Handbook of qualitative research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.

ESCALAS, J. E.; BETTMAN, J. You are what they eat: the influence of reference groups in consumer’s connections to brands. Journal of Consumer Psychology, v.13, n.3, p.339-348, 2003.

FARIA, A. Crítica e cultura em marketing: repensando a disciplina. Cadernos EBAPE, v. 4, n.3, p. 01-16. 2006.

FISCHER, J. K. Comunicação integrada de marketing como estratégia de construção da personalidade de marca: A análise qualitativa de uma empresa têxtil. In: XXXIII Encontro da ANPAD. Anais... São Paulo, 2009.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009. 405p.

FOURNIER, S. Consumers and their brands: Developing relationship theory in consumer research. Journal of Consumer Research, v. 24, n.4, mar., p.343-353, 1998.

GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, M.; GASKEL, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244-270.

GOBÉ, M. A emoção das marcas. São Paulo: Negócio, 2002.

GROHMANN, B. Gender dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, v.46, n.1, p.105-19, 2009.

GUERRERO, N. E. C. Percepción del valor de la marca en restaurantes a traves de tres modelos de Evaluación. Revista de Administração da UNIMEP, v. 6, n.2, mai./ago. p. 1-25, 2008.

HOLT, D. B. (2002). Why do brands cause trouble? A dialectical theory of consumer culture and branding. Journal of Consumer Research, v.29, n.1, p.70-90, 2002.

KAPFERER, J-N I. As marcas: capital da empresa, Porto Alegre: Bookman, 1998.

KELLE, U. Análise com auxílio de computador: codificação e indexação. In: BAUER, M.; GASKEL, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, cap. 16, p. 393-415.

KELLER, K. L. How to navigate the future of brand management. Marketing Management, v.20, n.2, p.36-46, 2011.

KIM, J.; BAEK, T. H.; MARTIN, H. J. Dimensions of news media brand personality. Journalism & Mass Communication Quarterly, v.87, n.1, p,117-34, 2010.

LEÃO, A. L. M. S.; SOUZA NETO, A. F.; MELLO, S. C. B. Compreendendo os valores das marcas: aplicação da lista de valores em diferentes indústrias. Revista de Administração Contemporânea, v.11, n.2, p. 27-48, 2007.

LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto, v.5(10), p.1-16, 2009.

LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; FREITAS, G. Usos das Marcas para o Alinhamento do “Eu” (footing) em Interações Sociais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.13, n. 38, pp. 61-79, 2011.

LEE, M. J. Consumer culture reborn: The cultural politics of consumption. London: Routledge, 1993.

MADRIGAL R.; BOUSH, D. Social responsibility as a unique dimension of brand personality and consumers’ willingness to reward. Psychology & Marketing, v.25, n.6, p.538-64, 2008.

MALÄR, L.; KROHMER, H.; HOYER, W.; NYFFENEGGER, B. Emotional brand attachment and brand personality: The relative importance of the actual and the ideal self. Journal of Marketing, v.75, n.4, p.35-52, 2011.

MATTOS, P. L. A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.39, n.4, p.823-47, 2005.

McCRACKEN, G. Culture and consumption: A theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v.13, n1, p.71-84, 1986.

McCRACKEN, G. Who is the celebrity endorser? Cultural foundations of the endorsement process. Journal of Consumer Research, v.16, n.3, p.310-21, 1989.

MELLO, S. C. B. de. Comentários: o que é o conhecimento em marketing no Brasil, afinal?. Revista de Administração Contemporânea, v.10, n.2, p. 203-212. 2006.

MENGARELLI, A. P. C. Dimensões da personalidade de marca: Construção e validação de uma escala adaptada aos consumidores adolescentes. In: XXXII Encontro da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

MERRIAN, S. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MILES, M.; HUBERMAN, M. Qualitative data analysis: an expanded source book. 2.ed. London: Sage Publications, 1994.

MISOCZKY, M. C.; AMANTINO-DE-ANDRADE, J. Uma crítica à crítica domesticada nos estudos organizacionais. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 1, p. 192-210, 2005.

MUNIZ, K. M.; MARCHETTI, R. Dimensões da personalidade de marca: Análise da adequação da escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro. In: XXIX Encontro da ANPAD. Anais... Brasília, 2005.

PAIVA JR., F. G.; LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. C. B. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em Administração. Revista de Ciências da Administração, v.13, n.31, p.190-209, 2011.

PALMATIER, R.; JARVIS, C. B.; BECHKOFF, J. R.; KARDES, F. The role of customer gratitude in relationship marketing. Journal of Marketing, v.73, n.5, p.1-18, 2011.

PARÍS, J. A. El significado del producto y su impacto en la marca. Revista de Administração da UNIMEP, v.9, n.3, set./dez. p. 24-39, 2011.

PARK, J. K.; ROEDDER JOHN, D. Got to get you into my life: Do brand personalities rub off on consumers? Journal of Consumer Research, v.37, n.4, p.655-69, 2010.

PATSIOURA, F.; MALAMA, E. L.; VLACHOPOULOU, M. A relationship marketing model for brand advertising websites: An analysis of consumers’ perceptions. International Journal of Management, v.28, n.4, p.72-91, 2011.

PETROSKI, T. A. B.; BAPTISTA, P. P.; MARCHETTI, R. Z. Cidades como marcas: Análise da aplicabilidade do conceito de personalidade de marcas ao contexto de cidades. In: XXXIV Encontro da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro, 2010.

PONTES, N. G.; PARENTE, J. G. Personalidade de marca: Como se mede? In: XXXII Encontro da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

RIES, A. Posicionamento: a batalha por sua mente. 20ª ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

ROCHA, T.; FUHRER, C. F.; KATAYAMA, N. H.; CHERUBINI, T. K. A construção da lealdade e imagem de marca no setor de telefonia móvel. Revista de Administração da UNIMEP, v.8, n.2, mai./ ago. p. 180-199, 2010.

ROKEACH, M. Beliefs, attitudes and values: a theory of organization and change. Hoboken: Jossey-Bass, 1968.

ROKEACH, M. The nature of human values. New York: The Free Press, 1973.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

SERRALVO, F. A.; FURRIER, M. T. reposicionamento de marcas: estudo de casos brasileiros. Revista Brasileira de Gestão e Negócios. v.10, n.26, p. 1-16, 2008.

SONNIER, G.; AINSLE, A. Estimating the value of brand-image associations: The role of general and specific brand image. Journal of Marketing Research, v.48, n.3, p.518-31, 2011.

STILLER, G. Analyzing everyday texts: discourse, rhetoric, and social perspectives. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.

SUNG, Y.; CHOI, S. M. “I won't leave you although you disappoint me”: The interplay between satisfaction, investment, and alternatives in determining consumer-brand relationship commitment. Psychology & Marketing, v.27, n.11, p.1050-1073, 2010.

SWAMINATHAN, V.; PAGE, K.; GÜRHAN-CANLI, Z. “My” brand or “our” brand: The effects of brand relationship dimensions and self-construal on brand evaluations. Journal of Consumer Research, v.34, n.2, p.248-259, 2007.

SWAMINATHAN, V.; STILLEY, K.; AHLUWALIA, R. When brand personality matters: The moderating role of attachment styles. Journal of Consumer Research, v.35, n.6, p.985-1002, 2009.

THIRY-CHERQUES, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT. n.3, p.20-27, 2009.

VIEIRA, R. S. G.; DIAS, C. M.; FILHO, J. R.; NETO, M. A. O conhecimento de marketing sob os olhos da teoria crítica. In: XXVI Encontro da ANPAD. Anais... Salvador: 2002.

VIEIRA, W. Análise do posicionamento da marca Natura no segmento de cosméticos anti-sinais: aplicação empírica no mercado curitibano. Revista de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 1, jan./abr. p. 95-118, 2006

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos