Influência da internacionalização das empresas brasileiras na criação de valor

Autores

  • Jonas Fernando Petry Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC Bolsista do PROGRAMA RH-DOUTORADO – FAPEAM [email protected]
  • Maria Margarete Baccin Brizolla Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciencias Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Harlan de Azevedo Herculano Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB)
  • Nelson Hein Nelson Hein Departamento de Matemática Centro de Ciências Exatas e Naturais Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC [email protected]

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.158-180

Palavras-chave:

Internacionalização, Estrutura de capital, Risco, Criação de valor para os acionistas.

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre o nível de internacionalização das empresas brasileiras e a criação de valor para seus acionistas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, sendo conduzida por meio da coleta de variáveis, as quais foram utilizadas na aplicação do modelo; tais variáveis são provenientes de empresas listadas na BM&FBovespa, e os dados coletados na revista Valor Multinacionais. A amostra é considerada intencional não probabilística, e constitui-se a partir da identificação das 26 empresas mais internacionalizadas no ano de 2010 listadas na BM&FBovespa. Como neste estudo existe o item de internacionalização como variável dependente e os subitens como variáveis independentes, avalia-se que a regressão simples é o melhor modelo para analisar o objeto do estudo através do software SPSS. O resultado indica que, quanto maior o índice de internacionalização das empresas brasileiras, maior a criação de valor para o acionista e o aumento na lucratividade.


Biografia do Autor

  • Jonas Fernando Petry, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC Bolsista do PROGRAMA RH-DOUTORADO – FAPEAM [email protected]

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

    Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC

    Bolsista do PROGRAMA RH-DOUTORADO – FAPEAM

    [email protected]


  • Maria Margarete Baccin Brizolla, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciencias Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Maria Margarete Baccin Brizolla

    PDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciencias Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

  • Harlan de Azevedo Herculano, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB)

    Harlan de Azevedo Herculano

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB)

  • Nelson Hein, Nelson Hein Departamento de Matemática Centro de Ciências Exatas e Naturais Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC [email protected]
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

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Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigos Científicos