Avaliação de uma experiência de aplicação de simulação empresarial em uma universidade do sudoeste europeu

Autores

  • Janaina Piana FGV/EBAPE - Estudante (doutorado)
  • Rolf Hermann Erdmann UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Professor
  • Mayara Teodoro Oliveira UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina - Estudante (Mestrado)
  • Beatriz Marcondes de Azevedo Universidade Federal de Santa Catarina - Estudante (Pós-Doutorado)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e2201448-67

Palavras-chave:

Simulação Empresarial, Jogos de Empresa, Sistema de Produção, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo avaliar uma experiência de simulação empresarial a partir de três dimensões: funcionamento operacional do Jogo, o método de ensino através da simulação com Jogos de Empresa, e a aprendizagem do aluno. A aplicação da simulação ocorreu em duas turmas de graduação em Administração em uma Universidade Portuguesa. A partir dos resultados, pode-se inferir que a prática da simulação empresarial levou ao incremento da base teórica aos alunos, bem como se concluiu que o ato de jogar é positivo, e pode servir de apoio à aprendizagem. Ao final, sugestões foram apontadas visando ao aperfeiçoamento do novo modelo, a fim de consolidar uma ferramenta que contribua no processo de ensino-aprendizagem em Administração.

 

Biografia do Autor

  • Janaina Piana, FGV/EBAPE - Estudante (doutorado)
    Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é doutoranda em Administração pela FGV/EBAPE.
  • Rolf Hermann Erdmann, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Professor
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É ex-coordenador do mestrado/doutorado em Administração. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Mayara Teodoro Oliveira, UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina - Estudante (Mestrado)
    Bacharel em Administração. Formada pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestranda em Administração - CPGA/UFSC e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos - NIEPC
  • Beatriz Marcondes de Azevedo, Universidade Federal de Santa Catarina - Estudante (Pós-Doutorado)
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Encontra-se em finalização do estágio pós-doutoral na área da Administração da Produção, no CPGA/UFSC.

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Publicado

2014-08-26

Edição

Seção

Artigos Científicos