SATISFACTION AT WORK: PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS WITH THE MOTIVATIONAL FACTORS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14e22021195-216

Palavras-chave:

Satisfaction, Motivation, Dissatisfaction, Public sector, Private sector.

Resumo

The aim of this study was to identify the perceived motivational factors and expectations of different professionals in the public and private sectors, based on the theories of Herzberg and Vroom. The study used a quantitative and descriptive research survey, which showed that administration/marketing professionals had a significant perception regarding motivational factors (p = 0.001), being the most satisfied. Professionals working in the private sector were the most satisfied (p = 0.003). Therefore, the study showed how satisfaction is differentiated by career, education, employment bond, and gender. 

Biografia do Autor

  • Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutoranda em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora da PUC MINAS.Possui graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS(UFSC). Foi analista de gestão e farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA .Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em administração ,interação medicamentosa e pesquisa.Supervisora de estágio curricular e não curricular.Pesquisadora da FUMEC (parceria).
  • Mário Teixeira Reis Neto, Universidade Fumec

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa
    de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC Regional representative
    da International Society for Study of Work and Organizational Values- ISSWOV
    [email protected]

  • Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990) pela Faculdade de Ciências Gerenciais/UNA. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas (desde 2008). Líder do GEDI / CNPq ? Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão (desde 2017). Líder do tema 2 - Competências, da divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, EnANPAD 2019. Editora Associada da RAM - Revista de Administração Mackenzie, na área de Gestão Humana e Social nas Organizações (desde 2019). Coordenadora do PCRH - Programa de Capacitação de Recursos Humanos, FAPEMIG (2017-2019). Membro do Conselho Editorial da Revista Economia & Gestão (2015-2017).

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Científicos