O processo de implementação da gestão estratégica de custos em uma empresa estatal de energia elétrica

Autores

  • Sabrina Weiss Raupp UFSC
  • Altair Borgert UFSC
  • Patrícia Nunes UFSC
  • Mara Juliana Ferrari UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e12012137-166

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Custos, Cadeia de Valor, Setor Elétrico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a aderência do modelo de Gestão Estratégica de Custos (GEC) implementado em uma empresa estatal de energia elétrica ao modelo proposto por Shank e Govindarajan, sob a ótica dos gestores e empregados. São considerados dez fatores, internos e externos à organização, derivados de três temas centrais: análise da cadeia de valor, análise do posicionamento estratégico e análise dos direcionadores de custos. O estudo de caso possui características descritivas, de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se baseia em entrevista semiestruturada, levantamento e observação participante, aplicado na Eletrosul Centrais Elétricas S.A., especificamente na área de “gestão do processo de GEC”. Para tal, foi realizada a análise de conteúdo das informações levantadas nos documentos formais e comparadas com o praticado (identificado nas entrevistas).Concluiu-se que o modelo de GEC já foi implementado parcialmente na Empresa e existe certo consenso entre os entrevistados dos três níveis hierárquicos de que: i) a análise da cadeia de valor concentra fatores que facilitam e, ao mesmo tempo, dificultam a implementação do modelo; ii) a análise do posicionamento estratégico concentra os fatores que estão mais estruturados; e iii) a análise dos direcionadores de custos concentra os fatores que mais dificultam a completa implementação da GEC.

 

Biografia do Autor

  • Sabrina Weiss Raupp, UFSC

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Altair Borgert, UFSC

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Patrícia Nunes, UFSC

    Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

  • Mara Juliana Ferrari, UFSC

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí UNIDAVI

Downloads

Publicado

2012-05-11

Edição

Seção

Artigos Científicos