Avaliação do desempenho de empresas familiares: a estratégia de uma distribuidora de produtos veterinários frente a seus concorrentes sob o enfoque da Resource-Based View

Autores

  • Fernando Filardi IBMEC (RJ)
  • Angilberto Freitas Unigranrio
  • Neusa Pinto Unigranrio
  • Flavio Silveira Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e12012167-199

Palavras-chave:

avaliação de desempenho. Empresas familiares, Estratégia, Resource-Based View

Resumo

Partindo da perspectiva da teoria da RBV, este estudo teve por objetivo analisar como uma empresa familiar brasileira distribuidora de produtos veterinários no mercado de pet shop tem conseguido obter desempenho superior em seu segmento de atuação. Comparada a 21 de seus concorrentes, e usando critérios definidos pela Organização Fabricante de Medicamentos para Uso Veterinário (FMVET) para medir seu desempenho, a empresa obteve o prêmio de Destaque A+ do ano de 2010. Como metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de caso. Foram entrevistadas sete pessoas: dois sócios-proprietários, dois gestores da área comercial, o gestor financeiro da empresa e dois profissionais da FMVET envolvidos no “Programa Anual de Avaliação e Premiação de Desempenho”. Por meio da técnica de análise de conteúdo, foram identificadas cinco categorias classificadoras dos recursos e capacidades: (1) financeiros; (2) operacionais; (3) humanos; (4) inovação; e (5) reputação. À luz do modelo: (1) valor; (2) raridade; (3) imitabilidade; e (4) organização - (VRIO), foram encontradas evidências que ajudam a explicar porque a empresa foi a melhor avaliada pela FMVET em todos os quesitos do programa, justificando seu desempenho superior em relação à concorrência. Pode-se concluir que o investimento no desenvolvimento de recursos e capacidades é uma alternativa ótima para se manter em mercados nos quais há acirrada competitividade, ou seja, de posse de recursos e capacidades valiosos, raros, difíceis de copiar, quando utilizados adequadamente pela organização pode proporcionar um desempenho superior em relação aos concorrentes.

Biografia do Autor

  • Fernando Filardi, IBMEC (RJ)
    Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração
  • Angilberto Freitas, Unigranrio
    Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração

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Publicado

2012-05-11

Edição

Seção

Artigos Científicos