Melhoria contínua de processos terceirizados: a experiência de uma distribuidora de energia elétrica

Autores

  • José Ocelo Maciel Pinho Universidade Federal do Ceará / Companhia Energética do Ceará
  • Erico Veras Marques Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco / Faculdade Ateneu (FATE)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e12012224-252

Palavras-chave:

Terceirização, Melhoria contínua, Distribuidoras de energia.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como a melhoria contínua é desenvolvida nos processos que são terceirizados em uma empresa de distribuição de energia elétrica. O estudo apresenta uma síntese da terceirização, destacando a complexidade e as dificuldades deste processo, ressaltando a importância da parceria entre o tomador e fornecedor de serviços. Os resultados obtidos indicam que para a melhoria contínua de processos terceirizados há fatores que são imprescindíveis e devem ser considerados, como: contratos com acordo de nível de serviço bem definidos, seleção dos prestadores de serviço com especialização na atividade, formação de parceria e avaliação sistematizada das empresas parceiras.

Downloads

Publicado

2012-05-11

Edição

Seção

Artigos Científicos