AS COMUNIDADES DE MARCA E SUAS RELAÇÕES COM ENGAJAMENTO, REATÂNCIA E INTENÇÕES: UM ESTUDO COM CLUBES DE CARROS ANTIGOS

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Lemos de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e32020168-189

Palavras-chave:

Comunidade de Marca, Engajamento, Reatância, Intenção, Clubes de Carros antigos.

Resumo

Este trabalho relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar em que medida diferentes aspectos do relacionamento com os consumidores com as comunidades de marca estão relacionados às intenções e aos comportamentos. A coleta de dados foi realizada com membros de clubes de carros antigos. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Verificou-se que as pressões normativas da comunidade e a identificação da comunidade acabam influenciando positivamente o engajamento e a reatância. Ademais, esses dois últimos construtos também são mostrados como preditores de intenções de lealdade, para recomendar, continuar e participar da comunidade.

Biografia do Autor

  • Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Lemos de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Artigos Científicos