DA AGROINDÚSTRIA A MANUFATURA: ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS, SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ELEMENTOS ESTRATÉGICOS

Autores

  • Elizangela Veloso Saes Doutora em Engenharia da Produção (UFSCAR) Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvio Paula Ribeiro Doutorando em Ciências Contábeis (UNISINOS), professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Nilton Cezar Carraro Doutor em Engenharia da Produção (UNIMEP) Docente na Universidade Federal de São Carlos
  • Marco Aurélio Batista de Sousa Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Moacir Godinho Filho Doutor em Engenharia da Produção (UFSCAR) Docente na Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e12020245-244

Palavras-chave:

Pequenas Empresas, Estratégia de Produção, Perfil Organizacional, Manufatura em massa, Técnicas de gestão.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a estratégia de manufatura, a montante e jusante, analisando o nível de alinhamento entre os diferentes funcionários na definição da estratégia de produção em pequenas e médias empresas. Assim, por meio de uma análise descritiva das empresas no Município de São Carlos, estado de São Paulo foi possível identificar que a maioria delas atuam a mais de 10 anos; possuem de 2 a 4 sócios; tem níveis hierárquicos simples; pode-se dizer que são empresas familiares e utilizam-se da estratégia de manufatura em massa. Contrapondo-se ao conhecimento ínfimo de técnicas modernas.

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos Científicos