COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser Universidade Regional de Blumenau
  • Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins Universidade Regional de Blumenau
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e22018248-265

Palavras-chave:

Comportamento Estratégico, Modelo de Miles e Snow, Gestão Universitária.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso em uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações.

 

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos Científicos