GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Wlamir Gonçalves Xavier Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Cinara Gambirage Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jaison Caetano da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e22018177-197

Palavras-chave:

Gestão de instituição de ensino, Educação a Distância, Universidade.

Resumo

Este artigo objetiva expandir o entendimento do pesquisador sobre o tema Gestão de Instituição de Ensino Superior em Educação a Distância com o intuito de conhecer seus mais relevantes trabalhos. O estudo é descritivo, teórico e com viés conceitual aplicado. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica; como instrumento de intervenção, o ProKnow-C. Foram selecionados 21 artigos que representam os mais referenciados artigos para as delimitações postas pelo pesquisador para o tema. A partir deste portfólio bibliográfico, evidenciou-se o periódico mais presente, os artigos mais citados, os autores mais citados no tema, e as palavras-chave mais presentes no portfólio.

 

Biografia do Autor

  • Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Do ano 2007 em diante publicou mais de 12 artigos em periódicos internacionais especializados e mais de 30 artigos em periódicos nacionais e possui mais de 40 trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Publicou neste período 12 capítulos de livro e 3 livros. Participou do aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de mais de 6 produtos tecnológicos. Orientou, em sua carreira, mais de 80 dissertações de Mestrado e 20 teses de doutorado e Co-orientou mais de 12 teses de doutorado. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente Coordena o LabMCDA, projetos de Pesquisa na Área de Avaliação de Desempenho e Apoio à Decisão, envolvendo docentes doutorandos e mestrandos. É participante do Grupo de Pesquisa em Avaliação de Desempenho Organizacional. Integra a Coordenação Geral do Congresso Internacional de Desempenho Portuário - CIDESPORT. 
  • Wlamir Gonçalves Xavier, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Pós-doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas- EAESP. Possui doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2011) com estágio de pesquisa na Wharton School, Universidade da Pennsylvania (2009/2010) e na Universidade de Paris Dauphine, França (2008/2009). Cursou mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), especialização em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Engenharia Quimica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988). Tem experiência em consultoria e na direção de empresas nas áreas de Tecnologia da Informação e Prestação de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, finanças, marketing e computação móvel. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atua como líder do tema Estratégias Corporativas na divisão de Estratégia. Atualmente é professor visitante na Eastern New Mexico University, Estados Unidos, docente do mestrado em administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e bolsista do CNPq.
  • Cinara Gambirage, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) de Florianópolis SC. Especialista em Docência na Educação a Distância pela FAE de Curitiba PR. Graduada em Letras trilíngue pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) de Caçador SC. Graduanda em Administração pela UNIARP de Caçador SC. Atualmente, é docente nos cursos de graduação na UNIARP de Caçador SC.
  • Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciência da computação (2006) e em Administração de Empresas (2010) pela Universidade FUMEC. Possui Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Gestão de Custos (2010). Possui certificações em BPM (emitida pela OMG) e em ITIL (emitida pela Exin).Atua na linha de pesquisa de Avaliação de Desempenho por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista.
  • Jaison Caetano da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
    Graduado em Matemática (2013) e em Administração (2014) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em andamento em Gestão Estratégica de Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Mestre em Administração (2016) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de compras e no suporte à área de custos e controladoria em Instituições de Ensino Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Estratégia, finanças, custos e materiais. Também atuou como professor da disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Referências

AKKOYUNLU, B.; YILMAZ-SOYLU, M. Development of a scale on learners' views on blended learning and its implementation process. The Internet and Higher Education, v. 11, n. 1, p. 26-32, 2008.

ALAVI, M.; CARLSON, P. A. Review of MIS Research and Disciplinary Development. Journal of Management Information Systems, v. 8, n. 4, p. 45-62, 1992.

ALONSO, F.; MANRIQUE, D.; VIÑES, J. M. A moderate constructivist e-learning instructional model evaluated on computer specialists. Computers & Education, v. 53, n.1, p. 57-65, 2009.

ANDRADE, J.; ARES, J.; GARCÍA, R.; RODRÍGUEZ, S.; SEOANE, M.; SUÁREZ, S. Guidelines for the development of e-learning systems by means of proactive questions. Computers & Education, v. 51, n. 4, p. 1510-1522, 2008.

ANGELI, C. Transforming a teacher education method course through technology: effects on preservice teacher`s technology competency. Computers & Education, v. 45, n. 4, p. 383-398, 2004.

BRADFORD, G. R. A. relationship study of student satisfaction with learning online and cognitive load: Initial results. The Internet and Higher Education, v. 14, n. 4, p. 217-226, 2011.

BRUNVAND, S.; ABADEH, H. Making Online Learning Accessible Using Technology to Declutter the Web. Intervention in School and Clinic, v. 45, n. 5, p. 304-311, 2010.

CHANEY, B. H.; EDDY, J. M.; DORMAN, S. M.; GLESSNER, L. L.; GREEN, B. L.; LARA-ALECIO, R. A primer on quality indicators of distance education. Health promotion practice, v. 10, n. 2, p. 222-231, 2009.

CHEN, H.; TSENG, H. Factors that influence acceptance of web-based e-learning systems for the in-service education of junior high school teachers in Taiwan. Evaluation and program planning, v. 35, n. 3, p. 398-406, 2012.

CHEN, J. The effects of education compatibility and technological expectancy on e-learning acceptance. Computers & Education, v. 57, n. 2, p. 1501-1511, 2011.

CHOU, A. Y.; CHOU, D. C. Course management systems and blended learning: an innovative learning approach. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 9, n. 3, p. 463-484, 2011.

COATES, D.; HUMPHREYS, B. R. An inventory of learning at a distance in economics. Social science computer review, v. 21, n. 2, p. 196-207, 2003.

DU, S.; LIU, Z.; LIU, S.; YIN, H.; XU, G.; ZHANG, H.; WANG, A. Web‐based distance learning for nurse education: a systematic review. International nursing review, v. 60, n. 2, p. 167-177, 2013.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A. Avaliação de Desempenho: Objetivos e Dimensões; Avaliação de Políticas Públicas; Secretaria de Planejamento; Governo do Estado de Santa Catarina, 2009.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. (2007). Orientações para elaboração dos artigos científicos do LabMCDA-C. Apostila da disciplina Avaliação de Desempenho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2007.

ENSSLIN, L.; LACERDA, R.; TASCA, J. ProKnow-C, Knowledge Development Process – Constructivist: processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil: 2010.

ESTEBAN-MILLAT, I.; MARTÍNEZ-LÓPEZ, F. J.; HUERTAS-GARCÍA, R.; MESEGUER, A.; RODRÍGUEZ-ARDURA, I. Modelling students' flow experiences in an online learning environment. Computers & Education, v. 71, p. 111-123, 2014.

FLETCHER, K. M. Self-efficacy as an evaluation measure for programs in support of online learning literacies for undergraduates. The Internet and higher education, v. 8, n. 4, p. 307-322, 2005.

FORMAN, D.; NYATANGA, L.; RICH, T. E-learning and educational diversity. Nurse Education Today, v. 22, n. 1, p. 76-82, 2002.

GAMBIRAGE, C.; XAVIER, W. G.; SILVA, J. C. da.; GREENE, F.; GANDONOU, J. M. Economic Performance of private Higher Education Institutions in Distance Education through Mergers and Acquisitions. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, v. 10, n. 1, p. 252-284, 2017.

GIOLO, J. Educação a distância: tensões entre o público e o privado. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1271-1298, 2010.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IUDÍCIBUS, S. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.

JENKINS, M.; BROWNE, T.; WALKER, R.; HEWITT, R. The development of technology enhanced learning: findings from a 2008 survey of UK higher education institutions. Interactive Learning Environments, v. 19, n. 5, p. 447-465, 2011.

KOUFARIS, M. Applying the technology acceptance model and flow theory to online consumer behavior. Information Systems Research, v. 13, n. 2, p. 205-223, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MASON, R. From distance education to online education. The Internet and Higher

Education, v. 3, n. 1, p. 63-74, 2000.

MONTEIRO, D. M.; RIBEIRO, V. M. B.; STRUCHINER, M. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1435-1454, 2007.

OFFIR, B.; BARTH, I.; LEV, Y.; SHTEINBOK, A. Teacher–student interactions and learning outcomes in a distance learning environment. The internet and higher Education, v. 6, n. 1, p. 65-75, 2003.

OFFIR, B.; LEV, Y.; LEV, Y.; BARTH, I. Using interaction content analysis instruments to assess distance learning. Computers in the Schools, v. 18, n. 2, p. 27-41, 2001.

PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista. Tese (doutorado) – Engenharia de Produção - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SUN, P.; TSAI, R. J.; FINGER, G.; CHEN, Y. Y.; YEH, D. What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & Education, v. 50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.

TASCA, J. E.; ENSSLIN, L.; ROLIM ENSSLIN, S.; BERNARDETE MARTINS ALVES, M. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010.

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, v. 5, n. 1, p. 61-70, 2002.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-954, 2006.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos Científicos