A Inovação como fator de Diferenciação no Segmento e-Marketplace

Autores

  • Eros Augusto Asturiano Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e320183-28

Palavras-chave:

Inovação, Diferenciação, Vantagem Competitiva, e-Commerce, e-Marketplace

Resumo

Este estudo buscou verificar se a inovação pode levar a uma vantagem competitiva por meio de um estudo bibliográfico e pesquisa qualitativa com empresas de e-marketplace. Buscou também uma definição sobre ­e-marketplace, um novo segmento de negócio que ainda não possui muitos estudos. A pesquisa foi feita com sete empresas e os resultados apresentados demonstram que a inovação é fonte de diferenciação em tecnologia e desenvolvimento de produtos. Também foi uma contribuição deste trabalho verificar que a inovação faz parte da cultura dos e-marketplaces analisados e que existe uma ligação entre inovação e vantagem competitiva no segmento pesquisado.

Biografia do Autor

  • Eros Augusto Asturiano Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Mestrando em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas na linha de Recursos e Desenvolvimento Empresarial.
    Especialista em Marketing e Vendas pela PUC-PR. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
  • Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor e Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Artigos Científicos