A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Autores

  • Monique Gaviraghi UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v9e1201658-94

Palavras-chave:

Cultura, Cultura Brasileira, Características Culturais, Estratégia, Negociação Internacional.

Resumo

Este estudo analisou as principais características culturais brasileiras e seu impacto na negociação internacional. O método escolhido para operacionalizar a pesquisa foi o estudo qualitativo-exploratório, com a aplicação de entrevistas individuais, sendo quatro delas realizadas com experts e outras oito com negociadores de diversas nacionalidades, que têm frequente contato com a cultura e executivos brasileiros. Fatores culturais como distância de poder, coletivismo, nepotismo, aversão à incerteza, orientação de curto prazo, proximidade espacial, complexo de inferioridade e religiosidade são características presentes na cultura brasileira e que podem causar alguma influência na negociação que envolve a interação com pessoas de diferentes nacionalidades.

Biografia do Autor

  • Monique Gaviraghi, UCS - Universidade de Caxias do Sul
    Graduada em Comércio Internacional pela UCS - Universidade de Caxias do Sul e Pós-graduanda em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul
    Doutora em Administração na Área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.
  • Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul
    Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas na área de estratégia e mercado.

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Publicado

2016-05-05

Edição

Seção

Artigos Científicos