ESTRATÉGIAS QUE AGREGAM VALOR NOS SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: UM ESTUDO DESCRITIVO

Autores

  • Tamires Camargo Soares Hengel Transportes Ltda.
  • Márcio Jacometti Diretor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Cornélio Procópio e Doutor em Administração pela UFPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e3201592-120

Palavras-chave:

Estratégias competitivas, Cadeia de valor, Análise SWOT, Agronegócio.

Resumo

O agronegócio tem importância vital para a economia brasileira e a identificação das estratégias presentes nesse segmento, mediante uma abordagem fundamentada em casos reais, boas práticas e indicadores de qualidade revela-se pertinente. O objetivo deste artigo foi analisar quais estratégias de negócio agregaram valor ao agronegócio no Brasil, a partir do ano 2000, considerando variáveis macroeconômicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como método a descrição de casos baseada na análise de dados secundários, fundamentada em referencial teórico sobre estratégias competitivas do modelo porteriano e análise do ambiente de negócios via modelo SWOT.

Biografia do Autor

  • Tamires Camargo Soares, Hengel Transportes Ltda.
    Possui graduação em Administração pela Universidade Paulista (2011). Curso de especialização em Analise de Viabilidade de Investimento pela Fundação Getulio Vargas - Online (2012); MBA em Gestão de Produção (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças.
  • Márcio Jacometti, Diretor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Cornélio Procópio e Doutor em Administração pela UFPR
    Graduado em Licenciatura em Ciências (1992) com Habilitação em Física (1994) e Matemática (1995) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/Câmpus Cornélio Procópio, Mestre (2002) e Doutor (2013) em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR/Campus Cornélio Procópio, desde 1996, implementou e coordenou o Programa de Empreendedorismo e Inovação, de 2002 a 2010; e presidiu a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009. Em março de 2015, passou a compor o quadro efetivo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UTFPR/Campus Curitiba, nível de Mestrado, na linha de pesquisa de Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional e, desde março de 2016, responde pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Cornélio Procópio. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil, de 1988 a 1998, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de qualidade, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, arranjos produtivos locais, difusão de conhecimento em redes interorganizacionais, incubadoras de empresas, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

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Publicado

2016-03-27

Edição

Seção

Artigos Científicos