Cadeia de valores: estudo de caso múltiplo em buffets infantis na cidade de Santos (SP)

Autores

  • Ana Carolina Jardim UNISANTOS
  • Caroline dos Santos Pinto Varandas UNISANTOS
  • Veronica Nogueira Peres UNISANTOS
  • Alexandre Silva de Barros UNISANTOS
  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
  • Esther Lima de Oliveira da Silva UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e1201585-119

Palavras-chave:

Cadeia de valor, Estratégia, Buffet infantil.

Resumo

O negócio buffet infantil desenvolve-se de forma acelerada no cotidiano mercadológico da sociedade brasileira. Tem-se como objetivo analisar, por meio de estudo de caso múltiplo, três empresas localizadas na cidade de Santos e verificar como elas obtêm vantagem competitiva sobre as demais, além da sua proposta de cadeia de valor. Como resultado principal percebe-se quais atividades de valor são as mais utilizadas e as que, de alguma forma, são ignoradas pelas empresas, contribuindo, assim, para se entender como funciona este segmento de mercado.

 

Biografia do Autor

  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor, consultor e pesquisador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, atendimento a clientes, educação continuada, consumo, sustentabilidade e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Foi coordenador de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Organizações, da UMESP. Atualmente é Professor Titular e Pesquisador em Dedicação Integral do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A. Voluntário em várias organizações do terceiro setor.

Referências

AMARAL, R. C. N. Uma análise do mercado de cruzeiros marítimos: evolução, expansão e previsão no Brasil e no mundo, 2009. 180f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo – USP, 2009.

BARKI, E.; BOTELHO, D.; PARENTE, J. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de administração de empresas - RAE, v. 53, n. 6, p. 534–538, 2013.

BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos. Vozes da Nova Classe Média (empreendedor). Brasília (DF): SAE, 2013.

CASELANI, D. M. C. Confiança e desempenho organizacional: Um estudo sobre a relação interorganizacional na prestação de serviço de festas infantis. 225f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas). Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas. São Paulo (SP): Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009.

CAVALCANTE, E. D. C.; PINTO, R. F.; MAGALHÃES, M. R. A. Case: A Gestão no Maimuna Beach Resort. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 36. Anais..., p.1–12, set. 2012. Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 2012.

CECCHINI, E. F. Inserção de profissionais brasileiros em cruzeiros marítimos: Estudo de caso do navio Island Escape, 2006. 224f. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Hospitalidade. Universidade Anhembi Morumbi (UAM). São Paulo: UAM, 2006.

CRAVA, C. A. G. Hospitalidade e festa de aniversário infantil do espaço doméstico para o comercial. 2005. (p. 121). In: FEDRIZZI, V. L. F. O conhecimento gerado no Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi - UAM, 2008. 167f. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Hospitalidade. São Paulo (SP): Universidade Anhembi Morumbi – UAM, 2008.

DOLCI, P. C.; MAÇADA, A. C. G. Information Technology Investments and Supply Chain Governance. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 2, p. 217–235, 2014.

FERNANDES, B. H. R.; HEPP, C. P. T.; GIMENEZ, F. A. P.; BULGACOV, Y. L. M. Potencial Empreendedor para Tipos de Negócios: um Estudo Exploratório. 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia, 3. Anais... São Paulo (SP), Brasil: ANPAD, 11 maio 2007.

GOLD, S.; HAHN, R.; SEURING, S. Sustainable supply chain management in “‘Base of the Pyramid’” food projects — A path to triple bottom line approaches for multinationals? International Business Review, v. 22, p. 784–799, 2013.

GRAVA, C. A. G. Festa Infantil Como Instrumento de Comunicação e Socialização. Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 27. Anais..., Porto Alegre (RS), INTERCOM, 2004.

HITT, M.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

JAMSHAID, M.; QURESHI, T. M.; KHOKHAR, S. Z. Mediating role of employee’s behavior to build customer loyalty through customer satisfaction. African Journal of Business Management, v. 6, n. 45, p. 11152–11160, 2012.

KLEMENT, C. F. F. Serviços em Hotelaria: Estudo de Casos sobre Inovação em Hospitalidade. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 34. Anais..., p. 1–17, set. 2010. Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 2010.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

MACHADO, H. V.; LEAL, L. E. B. B.; GUEDES, A. M.; FABRICIO, J. S. Mulheres Empreendedoras: Retrospectiva e Perspectivas de Estudos. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 34. Anais..., p. 1–17, set. 2010. Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 2010.

MENEGUEL, C. R. A.; SILVA, A. M. S. Tendências gastronômicas no mercado de eventos. Revista RETC, v. 12, abril, p. 56–60, abr. 2013.

MENNELLA, A. C. V. B. Os jovens e a experiência de trabalho precário na cidade de São Paulo. 248f. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Dissertação (Mestrado em Sociologia). São Paulo (SP): USP - Universidade de São Paulo, 2009.

NASCIMENTO, N. B. A Cidade (Re)Criada pelo Imaginário e Cultura Lúdica das Crianças: Um Estudo em Sociologia da Infância. 203f. Instituto de Estudos da Criança. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança). Minho, Portugal: Universidade do Minho, 2009.

NISIYAMA, E. K.; OYADOMARI, J. C. T. A busca da inovação e a cadeia de valores. RAU - Revista de Administração da UNIMEP, v. 10, n. 1, p. 189–214, 2012.

SOUZA NETO, J. A.; ZACCARELLI, S. B; GOMES, G. C. GFT – Gestão com foco total. Revista de Administração, USP, São Paulo, v. 36, n. 1, jan./mar. 2001.

PINES JUNIOR, A. R.; HIEKATA, P. H. S. O.; DIAS, F. B.; SILVA, T. A. C. E. A formação acadêmica dos animadores socioculturais em navios de cruzeiro, working paper. s.l., [2013?].

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

RADONS, D. L.; TORRES, C. C.; CERETTA, P. S. Mensuração da satisfação de clientes com serviços de fast food. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios – REEN, v. 5, n. 3, p. 122–150, 2012.

RIBEIRO, F. D. C. P.; TSUKAMOTO, G. K. C.; FREITAS, R. L.; MANGIALARDO, V. C. Estudo de Caso: Avaliação da Prestação de Serviços de Lazer e Recreação do Petit Gourmet Buffet Infantil de São José dos Campos-SP. Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, VIII. Anais..., Taubaté (SP): EPG, 2004.

ROSSI, G. B.; SILVA, D.; DEBESSA, F. N.; GARCIA, M. N. Percepção de valor dos consumidores de serviços de restaurantes: um estudo com modelagem de equações estruturais. REMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 3, p. 27–53, 2012.

SANTOS, R. G. C. A festa na metrópole: uma leitura sobre o papel dos buffets na vida cotidiana de São Paulo no Século XXI. 142f. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Campus Rio Claro. Dissertação (Mestrado em Geografia). Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Comece certo: Buffet. 3ª. ed. São Paulo: Sebrae, 2010.

TANFORD, S. How restaurant variety indirectly impacts gaming for different casino worth segments. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 25, n. 3, p. 328–345, 2013.

TELES, R. M. S.; PREVIATTI, C. B. Organização de eventos: uma atividade em expansão na cidade terciária – caso São Paulo (SP). Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, 9. Anais..., p. 1–17, set. 2012. São Paulo, SP, Brasil: ANPTUR, 2012.

VARGAS, K. F. S.; MOURA, G. L.; BUENO, D. F. S.; PAIM, E. S. E. A cadeia de valores e as cinco forças competitivas como metodologia de planejamento estratégico. Revista Brasileira de Estratégia - REBRAE, v. 6, n. 1, p. 11–22, 2013.

WAN, Y. K. P.; CHAN, S. H. J. Casino employees’ perception soft heir quality of work life. International Journal of Hospitality Management, p. 1–11, 2012.

XAVIER, M. L. P.; BRESCIANI, L. P. A Expansão Hoteleira em Santo André. Turismo em Análise, v. 20, n. 1, p. 116–131, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. São Paulo: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Edição

Seção

Artigos Científicos