Ensino a distância: um panorama da expansão na região norte do Brasil

Autores

  • Jonas Fernando Petry Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau – SC
  • Gustavo da Rosa Borges Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista bolsista CAPES, Mestrado em Administração pela UNISINOS
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e32014114-138

Palavras-chave:

Gestão pública, Políticas públicas, Ensino a distância, Expansão da EaD.

Resumo

Este estudo tem como objetivo, por meio de um exame transversal descritivo e analítico do conjunto de variáveis qualitativas nominais e ordinais, através da estatística descritiva, expor uma perspectiva sobre a EaD no Norte do Brasil. A análise realizada demonstra uma conquista de espaço desta modalidade de educação em relação à de ensino presencial. Os resultados apontam o reconhecimento da EaD como um método de ensino. No entanto, o discurso da democratização do ensino e da redução das desigualdades está limitado pela privação de tecnologias, principalmente o acesso à internet no Norte do país.

 

Biografia do Autor

  • Jonas Fernando Petry, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau – SC
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG)
  • Gustavo da Rosa Borges, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista bolsista CAPES, Mestrado em Administração pela UNISINOS

    Gustavo da Rosa Borges é doutorando pela FURB, bolsista CAPES. E-mail [email protected]

  • Maria José Carvalho de Souza Domingues, doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.
    doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos