A PERCEPÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DA CODESA E ARRENDATÁRIAS COM A COMUNIDADE DO ENTORNO

Autores

  • Andreia Coutinho e Silva Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Adriana Rigoni
  • Flavia Nico Vasconcelos
  • Luiza Kister Lucas

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e0II2020263-281

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Porto, CODESA, Arrendatárias, Comunidade civil.Responsabilidade Social, Comunidade civil.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa com finalidade descritiva, destinada a analisar as relações entre uma entidade portuária e a comunidade do entorno. Para isto, realizou-se entre os meses de outubro a dezembro de 2017 pesquisas de campo com entrevistas à CODESA e arrendatárias a fim de identificar como se estabelece a comunicação entre elas e a comunidade situada no entorno do porto de Vitória. Pode-se concluir que a CODESA, por ser uma autoridade portuária, disponibiliza canais de comunicação para a comunidade civil do entorno, mas sem realizar ações a partir das demandas dela. Isso também acontece com as arrendatárias, que também demonstram que não possuem relações de proximidade com as comunidades do entorno.

Biografia do Autor

  • Andreia Coutinho e Silva, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Andreia Coutinho e Silva
    Mestra em Administração pela Fucape
    Coordenadora dos cursos de Comércio Exterior, Gestão Portuária, Logística e Gestão Financeira na modalidade à Distância na Universidade Vila Velha (UVV-ES)
    Endereço: UVV, Av. Comis. José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, CEP: 29102-920. Vila Velha, ES, Brasil
    Telefone: (27) 3421-2001

  • Adriana Rigoni


    Mestra em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo
    Professora na Universidade Vila Velha UVV-ES
    Endereço: UVV, Av. Comis. José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, CEP: 29102-920. Vila Velha, ES, Brasil
    Telefone: (27) 3421-2001

  • Flavia Nico Vasconcelos


    Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    Professora na Universidade Vila Velha UVV-ES
    Endereço: UVV, Av. Comis. José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, CEP: 29102-920. Vila Velha, ES, Brasil
    Telefone: (27) 3421-2001

  • Luiza Kister Lucas

    Graduanda no curso de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha UVV-ES
    Endereço: UVV, Av. Comis. José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, CEP: 29102-920. Vila Velha, ES, Brasil
    Telefone: (27) 3421-2001

Referências

ALBUQUERQUE, José de Lima. Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.

ASHLEY, P., QUEIROZ, A., CARDOSO, A., SOUZA, A., TEODÓSIO, A., &

BORINELLE, B. et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. Rio de Janeiro: Saraiva, 2003.

BELINKY, Aron; MATTAR, Hélio. Pesquisa Akatu 2012 Rumo à Sociedade do Bem- Estar: Assimilação e Perspectivas do Consumo Consciente no Brasil – Percepção da Responsabilidade Social Empresarial pelo Consumidor Brasileiro. São Paulo: Instituto Akatu, 2013. Disponível em: https://www.akatu.org.br/wp-content/uploads/2017/04/PESQUISAAKATU.pdf Acesso em: 12-ago.- 2019.

BERTONCELLO, Silvio Luiz Tadeu; JÚNIOR, João Chang. A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação. FACOM, n. 17, p. 74, 2007. Disponível em: http://www.ead.aedb.br/joomla/mat35/images/artigos/aimportanciadarsc.pdf>. Acesso em: 24 junho 2019.

BOWER, H. R. Responsabilidades sociais dos homens de negócio. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1957.

CARRIGAN, Marylyn; ATTALLA, Ahmad. The Mithy of the ethical consumer – Do ethics matter in purchase behaviour?. Journal of Consumer Marketing, v. 18, n. 7, p. 560-577, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/243461925_The_myth_of_the_ethical_co nsumer_-_Do_ethics_matter_in_purchase_behaviour>. Acesso em: 24 junho 2019.

CODESA. Porto de Vitoria – Autoridade Portuária. Vitoria, 20 ago. 2013. Disponível em < http://www.codesa.gov.br/site/.> Acesso em: 01 nov. de 2013.

FARIA, Alexandre; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. A responsabilidade social é uma questão de estratégia? Uma abordagem crítica. RAP Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, jan/fev. 2008. ISSN 0034-7612. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n1/a02v42n1.pdf>. Acesso em: 27 fevereiro 2019.

GALBREATH, Jeremy. Building Corporate Social Responsibility Into Strategy. Disponível em: <https://espace.curtin.edu.au/bitstream/handle/20.500.11937/35406/132780_132781. pdf?sequence=2>. Acesso em: 10 julho 2019.

GARCIA, Bruno Gaspar (et. al.). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. Volume 5. Prêmio Ethos Valor, 5 ed. São Paulo: Peirópolis/Instituto Ethos, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=6w59TJdcpMgC&pg=PA3&dq=ethos+Respo nsabilidade+Social+nas+empresas:+a+contribui%C3%A7%C3%A3o+das+universida des&hl=pt- BR&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q=ethos%20Responsabilidad e%20Social%20nas%20empresas%3A%20a%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20d as%20universidades&f=false>. Acesso em: 05 fevereiro 2019.

GUIMARÃES, Heloisa Werneck Mendes. Responsabilidade social da empresa: uma visão histórica de sua problemática. Ver. Adm. Empres. São Paulo, v. 24, n. 4, p. 211-219, Dec. 1984. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 75901984000400031&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 abril 2018.

KREITLON, Maria Priscilla. A Ética nas Relações entre Empresas e Sociedade: Fundamentos Teóricos da Responsabilidade Social Empresarial. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2004-gsa-2651.pdf>. Acesso em: 10 março 2019.

MAC LENNAN, Maria Laura Ferranty, SEMENSATO, Bárbara Ilze, OLIVA, Fábio Lotti. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM REATIVAS OU ESTRATÉGICAS SOB A

ÓTICA DA GOVERNAÇA CORPORATIVA. REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 457-472, feb. 2016. ISSN 2177-8736. Disponível em:

<http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/111499/109635>. Acesso em: 22 maio 2018.

MATTEDI, José Carlos. Alma de portuário: história do Porto de Vitória. Vitória, ed do autor, 2018.

MELO NETO, F. P., & FROES, C. Gestão da responsabilidade social corporativa:

o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2001.

PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, Dezembro, 2006. Disponível em:<https://www.sharedvalue.org/sites/default/files/resource- files/Strategy_and_Society.pdf>. Acesso em: 27 Fevereiro 2019.

REIS, Carlos. A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente ou do modernismo do mercado?. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rec/v11n2/a04v11n2> Acesso em: 29 abril 2018.

SCHROEDER, Jocimari. Responsabilidade social corporativa: Limites e possibilidades. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/raeel/v3n1/v3n1a01> Acesso em: 29 abril 2018.

SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SERPA, Daniela Abrantes Ferreira; FOURNEAU, Lucelena Ferreira. Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 11, n. 3, p. 83-103, Sept. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 65552007000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 abril 2018.

SMITH, C. The new corporate philanthropy. Harvard Business Review, 72(3), 105- 116. 1994

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Responsabilidade Social: teoria e prática. 2 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

VASCONCELOS, Flavia Nico. O desenvolvimento da interface cidade-porto em Vitória (ES) do período colonial ao início do século XXI: uma cidade portuária?. 2011. 463 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

Artigos Científicos