PÓS-NOVA GESTÃO PÚBLICA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14e12021167-193

Palavras-chave:

Pós-Nova Gestão Pública, Planejamento Estratégico, Plano de Desenvolvimento Institucional, Educação Profissional, Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar a presença da Pós-Nova Gestão Pública (Pós-NGP) na gestão educacional pública brasileira, um setor historicamente caracterizado por problemas crônicos e estruturais. Analisa-se o planejamento estratégico da educação profissional por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de quatro Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Utilizou-se como métodos um checklist, uma análise textual e uma investigação interpretativa para associar os objetivos definidos no planejamento estratégico dos Ifets com as tendências da Pós-NGP. Os resultados sugerem a presença da Pós-NGP na gestão educacional brasileira, indicando a emergência do fenômeno. No entanto, a percebida ausência de um plano prático de implementação dos objetivos estratégicos pode ameaçar a institucionalização dos pressupostos da Pós-NGP.

Referências

ALMEIDA, F. S.; GIROGI, M. C. Análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ: uma proposta de resistência a um discurso. Gragoatá, n. 34, p. 281–298, 2013.

AMMONS, D. N.; RIVENBARK, W. C. Factors influencing the use of performance data to improve municipal services: evidence from the North Carolina benchmarking project. Public Administration Review, v. 68, n. 2, p. 304–318, 2008.

ANDERSSON, T.; LIFF, R. Multiprofessional cooperation and Accountability pressures: consequences of a post-new public management concept in a new public management context. Public Management Review, v. 14, n. 6, p. 835–855, 2012.

ARAÚJO, M. A. D. Planejamento Estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de Administração Pública, v. 30, n. 4, p. 74–86, 1996.

BAIRRAL, M. A. C.; SILVA, A. H. C.; ALVES, F. J. S. Transparência no setor público: uma análise dos relatórios de gestão anuais de entidades públicas federais no ano de 2010. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 3, p. 643–675, 2015.

BORGES, D. F.; ARAÚJO, M. A. D. Uma experiência de planejamento estratégico em universidade: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. Revista de Administração Pública, v. 35, n. 4, p. 63–76, 2001.

BRASIL. Decreto no 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm . Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm . Acesso em: 12 jun. 2021.

BREIT, E.; FOSSESTØL, K.; ANDREASSEN, T. A. From pure to hybrid professionalism in post-NPM activation reform: The institutional work of frontline managers. Journal of Professions and Organization, v. 5, n. 3, p. 28–44, 2018.

BRINKERHOFF, D. W.; BRINKERHOFF, J. M. Public sector management reform in developing countries: perspectives beyond NPM orthodoxy. Public Administration and Development, v. 35, p. 222–237, 2015.

BRYSON, J. M. A strategic planning process for public and non-profit organizations. Long Range Planning, v. 21, n. 1, p. 73–81, 1988.

BRYSON, J. M. The future of public and nonprofit strategic planning in the United States. Public Administration Review, v. 70, n. s1, p. 246–254, 2010.

BRYSON, J. M.; CROSBY, B. C.; BLOOMBERG, L. Public value governance: Moving beyond traditional public administration and the new public management. Public Administration Review, v. 74, n. 4, p. 445–456, 2014.

BUMGARNER, J.; NEWSWANDER, C. B. Governing alone and with partners: presidential governance in a Post-NPM environment. Administration and Society, v. 44, n. 5, p. 546–570, 2012.

CASTOR, B. V. J.; SUGA, N. Planejamento e ação planejada: o difícil binômio. Revista de Administração Pública, v. 22, n. 1, p. 102–122, 1988.

CAVALCANTE, P. Innovations in the federal government during the Post-New Public Management era. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 6, p. 885–902, 2018.

CAVALCANTE, P. L. C. Tendências inovadoras de gestão nos governos subnacionais brasileiros. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 24, n. 79, p. 1–20, 2019.

CHEYNE, C. Changing urban governance in New Zealand: public participation and democratic legitimacy in local authority planning and decision-making 1989–2014. Urban Policy and Research, v. 33, n. 4, p. 416–432, 2015.

CHRISTENSEN, T.; FAN, Y. Post-New Public Management: a new administrative paradigm for China? International Review of Administrative Sciences, v. 84, n. 2 p. 389-404, 201 8.

CHRISTENSEN, T.; LÆGREID, P. The whole-of-government approach to public sector reform. Public Administration Review, v. 67, n. 6, p. 1059–1066, 2007.

COHEN, N. Forgoing new public management and adopting Post-New Public Management principles: the on-going civil service reform in Israel. Public Administration and Development, v. 36, p. 20–34, 2016.

CRIADO, J. I. et al. Public innovation and living labs in action: a comparative analysis in Post-New Public Management contexts. International Journal of Public Administration, v. 44, p. 1–14, 2021.

DAL MAGRO, C. B.; RAUSCH, R. B. Plano de Desenvolvimento Institucional de universidades federais brasileiras. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 427–454, 2012.

DE VRIES, M.; NEMEC, J. Public sector reform: an overview of recent literature and research on NPM and alternative paths. International Journal of Public Sector Management, v. 26, n. 1, p. 4–16, 2013.

DELLA PORTA, A. et al. Integrated transport planning: the “rehabilitation” of a contested concept in UK bus reforms. Journal of Cleaner Production, v. 232, p. 1297–1308, 2019.

DUNLEAVY, P. et al. New Public Management is dead - long live digital-era governance. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 16, n. 3, p. 467–494, 2006.

ESTRADA, R. J. S.; ALMEIDA, M. I. R. A eficiência e a eficácia da gestâo estratégica: do planejamento estratégico à mudança. Revista de Ciências da Administração, v. 9, n. 19, p. 147–178, 2007.

FALQUETO, J. M. Z. et al. Avaliação da implantação do planejamento estratégico em uma universidade pública: barreiras, facilitadores e eficácia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 2, p. 357–378, 2019.

FERREIRA, A. M. S.; COELHO, W. N. B. Plano de Desenvolvimento Institucional (2014-2019) nos institutos federais: o perfil dos agentes elaboradores. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 55, p. 1–24, 2020.

HORNE, R.; STRENGERS, Y.; STREMPEL, A. Policing and polluting: The role of practices in contemporary urban environmental pollution governance. Environmental Science and Policy, v. 66, p. 112–118, 2016.

JICK, T. D. Vision is 10%, implementation the rest. Business Strategy Review, v. 12, n. 4, p. 36–38, 2001.

KINDER, T. Learning, innovating and performance in post-new public management of locally delivered public services. Public Management Review, v. 14, n. 3, p. 403–428, 2012.

LAFFIN, M. Explaining reforms: post-new public management myths or political realities? Social housing delivery in England and France. International Review of Administrative Sciences, v. 85, n. 1, p. 45–61, 2019.

LAHAT, L. Swimming on Land: Some Suggestions for Today’s Public Administration. Employee Responsibilities and Rights Journal, v. 30, n. 3, p. 229–238, 2018.

LIMA, M. A. et al. Estratégia ou Legitimidade? análise do papel dos Planos de Desenvolvimento Institucional nas universidades brasileiras. Brazilian Business Review, v. 17, n. 1, p. 66–96, 2020.

LODGE, M.; GILL, D. Toward a new era of administrative reform? the myth of Post-NPM in New Zealand. Governance: an International Journal of Policy, Administration, and Institutions, v. 24, n. 1, p. 141–166, 2011.

MACCARTHAIGH, M.; HARDIMAN, N. Exploiting conditionality: EU and international actors and post-NPM reform in Ireland. Public Policy and Administration, 2019.

MEYER JUNIOR, V.; PASCUCI, L. M.; MEYER, B. Strategies in universities: tensions between macro intentions and micro actions. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 2, p. 163–177, 2018.

MIKUŁA, Ł.; KACZMAREK, U. From marketization to recentralization: the health-care system reforms in Poland and the post-new public management concept 1. International Review of Administrative Sciences, v. 85, n. 1, p. 28–44, 2019.

MIZAEL, G. A. et al. Análise do plano de desenvolvimento institucional das universidades federais do consórcio sul-sudeste de Minas Gerais. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 5, p. 1145–1164, 2013.

MIZAEL, G. A. et al. Avaliação do plano de desenvolvimento institucional das universidades federais do consórcio sul-sudeste de Minas Gerais. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 5, n. 4, p. 21–42, 2012.

MOLDENÆS, T.; TORSTEINSEN, H. Re-politicisation as post-NPM response? municipal companies in a Norwegian context. Local Government Studies, v. 43, n. 4, p. 512–532, 2017.

MOTTA, P. R. M. O estado da arte da gestão pública. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 1, p. 82–90, 2013.

MOURA, L. M. F.; BRAUNER, D. F.; JANISSEK-MUNIZ, R. Blockchain e a perspectiva tecnológica para a administração pública: uma revisão sistemática. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 3, p. 259–274, 2020.

MUSSARI, R.; SORRENTINO, D. Italian public sector accounting reform: A step towards european public sector accounting harmonisation. Accounting, Economics and Law, v. 7, n. 2, p. 137–153, 2017.

OLAZARAN, M. et al. Vocational education–industry linkages: intensity of relationships and firms’ assessment. Studies in Higher Education, v. 44, n. 12, p. 2333–2345, 2019.

PLOTNIKOF, M. Changing market values? tensions of contradicting public management discourses: A case from the Danish daycare sector. International Journal of Public Sector Management, v. 29, n. 7, p. 659–674, 2016.

POCHMANN, M. O emprego no desenvolvimento da nação. São Paulo: Boitempo, 2008.

POISTER, T. H. The future of strategic planning in the public sector: linking strategic management and performance. Public Administration Review, v. 70, n. s1, p. s246–s254, 2010.

POLLITT, C.; BOUCKAERT, G. Public management reform: a comparative analysis - New Public Management, Governance, and the Neo-Weberian state. New York: Oxford University Press, 2011.

REITER, R.; KLENK, T. The manifold meanings of ‘post-New Public Management’ – a systematic literature review. International Review of Administrative Sciences, v. 85, n. 1, p. 11–27, 2019.

ROPRET, M.; ARISTOVNIK, A. Public sector reform from the Post-New Public Management perspective: review and bibliometric analysis. Central European Public Administration Review, v. 17, n. 2, p. 89–115, 2019.

RØYSUM, A. Den norske NAV-reformen: Et kontor - èn tilnærming? European Journal of Social Work, v. 16, n. 5, p. 708–723, 2013.

SILVA, S. L. C.; VIEIRA, L. C.; SILVA, E. P. Strategy, performance evaluation and process management in higher education institutions. Independent Journal of Management & Production, v. 8, n. 2, p. 362–377, 2017.

SIMONET, D. Post-NPM reforms or administrative hybridization in the french health care system? International Journal of Public Administration, v. 38, n. 9, p. 672–681, 2015.

SOUZA, C. Capacidade burocrática no Brasil e na Argentina: quando a política faz a diferença. In: GOMIDE, A. A.; BOSCHI, R. R. (ed.). Capacidades estatais em países emergentes: o Brasil em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 51–103.

TABBRON, G.; YANG, J. The interaction between technical and vocational education and training (TVET) and economic development in advanced countries. International Journal of Educational Development, v. 17, n. 3, p. 323–334, 1997.

TONGO, E. L.; BEHR, R. R. Limites à participação: uma crítica à (des)construção do planejamento estratégico em uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento, v. 21, p. 70–86, 2020.

VERONESI, G.; KEASEY, K. National health service boards of directors and governance models. Public Management Review, v. 13, n. 6, p. 861–885, 2011.

WALLIS, J.; ZHAO, F. e-Government development and government effectiveness: a reciprocal relationship. International Journal of Public Administration, v. 41, n. 7, p. 479–491, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Científicos