A capacidade de produção como recurso gerador de ganhos

Autores

  • Norberto Tamborlin FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Cristian Tadeu von der Hayde FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Camila da Silva Schmitt FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Gabriele Heiden IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior
  • Oscar Dalfovo FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e3201228-56

Palavras-chave:

Flexografia. Tempo Padrão. Capacidade Produtiva. Restrição do sistema.

Resumo

O crescimento gradativo do mercado de flexografia gera diversas expectativas nas organizações deste segmento. Para garantir o atendimento da demanda e garantir a sua fatia de mercado, é importante conhecer a real capacidade produtiva da sua unidade de produção. A pesquisa teve como objetivo identificar a capacidade de produção do setor de gravação de uma clicheria da cidade de Blumenau/SC. Foi definida como pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo e quanto aos procedimentos de investigação, a pesquisa se caracterizou como pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento diário dos processos realizados no setor de gravação, observação do desenvolvimento das atividades, registro das informações em relatórios e entrevistas informais com os funcionários. Dessa forma, os dados obtidos foram triangulados e apresentados em figuras e tabelas. Como resultados desta investigação, foi identificado o gargalo de produção, bem como a existência de horas paradas programadas por falta de serviço, sendo feitas sugestões para otimizar a capacidade produtiva, assim como estratégias para aumentar os ganhos.

 

Biografia do Autor

Norberto Tamborlin, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração pela Universidade regional de Blumenau (1993). É especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade Regional de Blumenau (1994), profissional com 28 anos de experiência em diversas empresas de porte nas áreas de produção e qualidade. É avaliador ad hoc do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração da produção, atuando principalmente nos seguintes temas: principalmente Gestão Organizacional, melhoria de processo, qualidade, produtividade, 5S, atendimento ao cliente, é auditor para ISO 9000. Autor de vários livros e artigos. Consultor para implantação da metodologia BAV (Balanced Added Value). Mestrando em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Cristian Tadeu von der Hayde, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Turismo e Lazer pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Participou de projeto de extensão na área de Responsabilidade Social e foi pesquisador PIBIC/CNPQ na área de compras. Atualmente é mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Camila da Silva Schmitt, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior (FURB). Experiência de cinco anos em atividades em comercias importadoras e exportadoras. Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (FURB).

Gabriele Heiden, IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Formada em administração pela faculdades IBES/Sociesc – Instituto Blumenauense de Ensino Superior de Blumenau – SC em 2011. Exerce suas funções profissionais na Clicheria Blumenau Ltda, na área contábil/financeira. Atualmente cursa uma segunda faculdade, Ciência Contábeis, para aprofundar seus conhecimentos na área de atuação
profissional.

Oscar Dalfovo, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Formado em Ciências da Computação, Pós-Graduação com especialização em Organização Sistemas e Métodos, Mestre em Administração de Negócios, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor em Instituição de Ensino Superior. Consultor na área de Sistemas de Informação, Administração, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano de Negócios e Gestão do Conhecimento. Anteriormente, trabalhou por vários anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Informação. É autor de vários artigos, capítulos de livros, livros voltados para área de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência competitiva, Gestão de Negócios. É coordenador do laboratório de pesquisa científico e tecnológico no âmbito do Programa Temático em Sistemas de Informação. É Pesquisador / Consultor "Ad hoc" CNPq / FAPESC / MEC-INEP.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos