USO DE INDICADORES DE GESTÃO COMO CRITÉRIO NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE DRAGAGEM EM PORTOS PÚBLICOS BRASILEIROS

Autores

  • Guilherme Haguenauer
  • Daniele Paiva
  • Gabriel Kvassay
  • Gardenio Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e0II2020149-177

Palavras-chave:

dragagem, indicadores, gestão, negócios

Resumo

São muitos os desafios do setor portuário brasileiro, em especial nos portos públicos. A quase ausência de investimentos em infraestrutura por décadas ficou evidente com a abertura comercial, e agravada pela evolução dos tamanhos das frotas marítimas mundiais. Para atender à sua função de interface comercial, os portos brasileiros precisam de constantes dragagens de manutenção, visando atender ao tamanho dessas frotas, e assim viabilizar custos menores, aumentando sua competitividade. A movimentação portuária, supostamente, deve se beneficiar dessas obras de dragagem, e é frequentemente utilizada como indicador de desempenho. No entanto, alguns portos não têm correspondido à expectativa de crescimento na sua movimentação. Este estudo buscou demonstrar uma correlação entre as obras de dragagem e o aumento da movimentação de cargas portuárias, tomando como base uma análise de série histórica da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários- ANTAQ. Conclui-se pela análise que é preciso apontar os fatores que atravancam os negócios nessas unidades portuárias e, para tanto, apontar indicadores que podem ser aplicados para esse fim. O uso de indicadores pode cooperar com critérios de decisão de alocação de recursos para dragagem, por parte do Governo Federal, responsável pela sua contratação.

Referências

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Científicos