Gestão do processo decisório: mapeamento ao tema conforme as delimitações postas pelos pesquisadores

Autores

  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabrícia Silva Da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e320123-27

Palavras-chave:

Processo decisório. Avaliação de desempenho. Análise bibliométrica. Gestão.

Resumo

A gestão do processo decisório é um assunto multidisciplinar e sua abrangência tem chamado a atenção de pesquisadores de todas as áreas, tornando interessante investigar como esse tema é tratado no meio acadêmico. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, consiste no mapeamento para o tema gestão do processo decisório, segundo as delimitações postas pelos pesquisadores. Para cumprir tal propósito, utilizou-se o processo Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). Ao final do levantamento, identificaram-se 12 artigos publicados em periódicos internacionais alinhados às delimitações postas pelos pesquisadores. Na montagem do Portfólio Bibliográfico (PB), evidenciaram-se: (i) periódicos, em termos de fatores de impacto; (ii) artigos, com relação ao número de citações; (iii) os autores mais prolíferos; e, (iv) a distribuição do PB em relação aos fatores de impacto Journal Report Citattions – JCR e SCImago Journal Rank –  SJR.

Biografia do Autor

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Chaves é graduado em Ciência da Computação e Administração. Já trabalhou com desenvolvimento de Sistemas e na ára gerencial. Atualmente é aluno regular do programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

LEONARDO ENSSLIN concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Do ano 2000 em diante publicou mais de 12 artigos em periódicos internacionais especializados e mais de 30 artigos em periódicos nacionais e possui mais de 40 trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Publicou neste período 12 capítulos de livro e 3 livros. Participou do aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de mais de 6 produtos tecnológicos. Orientou, em sua carreira, mais de 80 dissertações de Mestrado e 20 teses de doutorado e Co-orientou mais de 12 teses de doutorado. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente Coordena no LabMCDA-UFSC 3 projetos de Pesquisa na Área de Avaliação de Desempenho e Apoio à Decisão, envolvendo 5 docentes e cerca de 20 doutorandos e mestrandos.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Ativos Intangíveis e Modelos Multicritérios (apoio á decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA-C), apoio à decisão, avaliação de desempenho organizacional, capital intelectual, ativos intangíveis e pesquisa em contabilidade.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos