O processo de implementação da gestão estratégica de custos em uma empresa estatal de energia elétrica

Autores

  • Sabrina Weiss Raupp UFSC
  • Altair Borgert UFSC
  • Patrícia Nunes UFSC
  • Mara Juliana Ferrari UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e12012137-166

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Custos, Cadeia de Valor, Setor Elétrico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a aderência do modelo de Gestão Estratégica de Custos (GEC) implementado em uma empresa estatal de energia elétrica ao modelo proposto por Shank e Govindarajan, sob a ótica dos gestores e empregados. São considerados dez fatores, internos e externos à organização, derivados de três temas centrais: análise da cadeia de valor, análise do posicionamento estratégico e análise dos direcionadores de custos. O estudo de caso possui características descritivas, de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se baseia em entrevista semiestruturada, levantamento e observação participante, aplicado na Eletrosul Centrais Elétricas S.A., especificamente na área de “gestão do processo de GEC”. Para tal, foi realizada a análise de conteúdo das informações levantadas nos documentos formais e comparadas com o praticado (identificado nas entrevistas).Concluiu-se que o modelo de GEC já foi implementado parcialmente na Empresa e existe certo consenso entre os entrevistados dos três níveis hierárquicos de que: i) a análise da cadeia de valor concentra fatores que facilitam e, ao mesmo tempo, dificultam a implementação do modelo; ii) a análise do posicionamento estratégico concentra os fatores que estão mais estruturados; e iii) a análise dos direcionadores de custos concentra os fatores que mais dificultam a completa implementação da GEC.

 

Biografia do Autor

Sabrina Weiss Raupp, UFSC

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Altair Borgert, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Nunes, UFSC

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Mara Juliana Ferrari, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí UNIDAVI

Downloads

Publicado

2012-05-11

Edição

Seção

Artigos Científicos