A Impulsividade nas Compras pela Internet

Autores

  • Luciene Diana Siqueira
  • Adriana Domingues Marques de Castro Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Julio de Carvalho Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Milton Carlos Farina Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e12012253-279

Palavras-chave:

Impulsividade. Comportamento do consumidor. Comércio eletrônico.

Resumo

Este artigo investiga a influência do gênero, idade, renda e posse de cartão de crédito sobre a impulsividade no processo de compras pela internet. A compra impulsiva é um tipo de compra não planejada, definida como a tendência do consumidor a comprar espontaneamente, sem reflexão, de forma imediata, dominado pela atração emocional e absorvido pela promessa de gratificação imediata. O fenômeno compra por impulso associado ao varejo online ainda é relativamente novo e de extrema relevância. O comércio eletrônico apresenta crescimento de aproximadamente 40% ao ano, tendo atingido 23 milhões de e-consumidores no Brasil, em 2010. Este estudo foi realizado com base num levantamento de campo junto a instituições de ensino superior na região do Grande ABC/SP, cuja amostra foi composta por 336 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a análise dos resultados, a única variável que apresentou influência sobre o comportamento impulsivo nas compras online foi renda pessoal, não se verificando o mesmo para as demais variáveis estudadas. O escore médio de impulsividade para a amostra, que poderia variar entre 11 e 77, foi 24,84 pontos. Isto sugere que o comportamento de compra pela internet dos estudantes analisados é de orientação predominantemente não impulsiva.

Biografia do Autor

Luciene Diana Siqueira

Mestranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Adriana Domingues Marques de Castro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Julio de Carvalho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USP. Professor do PPGA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

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Publicado

2012-05-25

Edição

Seção

Artigos Científicos