Meios de compartilhamento do conhecimento no contexto de projetos de tecnologia da informação

Autores

  • Clarissa Carneiro Mussi Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Maria Terezinha Angeloni

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v4e2201130-60

Palavras-chave:

tecnologia da informação, compartilhamento do conhecimento, ERP, projetos

Resumo

Este estudo buscou investigar de que forma se configurou o compartilhamento do conhecimento entre as partes envolvidas no projeto de implementação de um sistema ERP (SAP R/3) em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina/Brasil. Especificamente, o trabalho investigou os meios de compartilhamento do conhecimento utilizados, seus objetivos e sua influência no projeto em questão. Considerando os objetivos propostos, a abordagem desta pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, questionários abertos e análise documental. O tratamento e interpretação dos dados são predominantemente qualitativos. Dentre as principais conclusões obtidas pode-se citar a influência significativa do compartilhamento do conhecimento no projeto de implementação do sistema. Foi observada a utilização de vários meios de compartilhamento tanto do conhecimento explícito quanto tácito. Estes meios propiciaram modos de conversão do conhecimento. Finalmente, a análise dos dados conduziu ao entendimento de que a definição dos meios pelos quais o conhecimento é compartilhado e a forma com que esses meios são utilizados podem facilitar ou dificultar o compartilhamento e, consequentemente, a implementação do sistema.

Biografia do Autor

  • Clarissa Carneiro Mussi, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Dra. em Administração, Mestre em Administração e Bacharel em Ciência da Computação. Atua nas seguintes temáticas: avaliação de sistemas de informação, gestão da informação e do conhecimento. É profa. do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina.

  • Maria Terezinha Angeloni
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975), mestrado em Administração - Université Pierre Mendes France (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Administração - Université Pierre Mendes France (1994) nas áreas de concentração de Gestão da Informação e da decisão. Realizou pesquisas com o apoio do CNPq, FUNGRAD e PIBIC nas áreas da decisão e do conhecimento. Criou e coordenou o Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia- NEGICT na UFSC. Foi Vice Presidente e Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento- SBGC.

Downloads

Publicado

2011-12-03

Edição

Seção

Artigos Científicos