APLICABILIDADE DAS TÉCNICAS DE NEUROMARKETING EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE DA SERRA GAÚCHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e120203-26

Palavras-chave:

Aplicabilidade, Consumidores, Marketing, Neuromarketing.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em identificar as características e a aplicabilidade do neuromarketing em empresas de grande porte da região da Serra Gaúcha. A metodologia utilizada possui abordagem quantitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de uma survey encaminhada às referidas empresas. Os resultados indicam um déficit de conhecimento e de utilização do neuromarketing, evidenciando que as empresas entrevistadas têm muito que explorar no mercado para potencializar os seus resultados. Verificou-se, ainda, a necessidade de aumento do nível de atratividade da empresa para o cliente, o que pode ser realizado com o auxílio do neuromarketing por se tratar de uma ferramenta que possibilita a aproximação com o cliente de forma assertiva.

Biografia do Autor

  • Elisiane Verlindo Vieira, Universidade de Caxias do Sul
    Tecnóloga em Gestão Comercial.
  • Zaida Cristiane dos Reis, Universidade de Caxias do Sul
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção pela UFRGS(2003). Doutora em Administração pela PUCRS/UCS.Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora de Pós-Graduação, e participa de Grupos de Pesquisa. Professora do EAD da Faculdade de Osório (FACOS). Coordenadora de Curso de Graduação EAD - Gestão de RH - grupo CNEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Suprimentos, Qualidade, Planejamento Estratégico e áreas afins atuando principalmente nos seguintes temas: vantagem competitiva, conhecimento organizacional, conhecimento, estratégias e gestão da produção.
  • Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul
    Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.
  • Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul
    Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 
  • Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul
    Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.
  • Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração)
    Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.
  • Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Referências

ALMEIDA, Carlos Felipe Cavalcante de; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. O neuromarketing e a neurociência do comportamento do consumidor: o futuro por meio da convergência de conhecimentos. Ciências & Cognição, Fortaleza, v. 19, n. 2, p.278-297, 01 jul. 2014.

ALVAREZ-MILÁN, Agarzelim et al. Strategic customer engagement marketing: A decision making framework. Journal of Business Research, v. 92, p. 61-70, 2018.

BASTIAANSEN, Marcel et al. My destination in your brain: A novel neuromarketing approach for evaluating the effectiveness of destination marketing. Journal of destination marketing & management, 2016.

BOARINI, Dulce Margareth; FAGUNDES, Ligia. Despindo a lógica: a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais. Curitiba: Intercom, 2017. p. 1 - 15.

CAMARGO, Pedro. Neuromarketing: descodificando a mente do consumidor. Porto: Edições Ipam, 2009.

CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2013.

CARVALHO, Nuno Aléxis Carneiro de. Impulso de comprar em Plataformas Digitais: o papel mediador das Emoções. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão Empresarial, Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, Vila Real, 2015. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2018.

DAUGHERTY, Terry et al. Measuring consumer neural activation to differentiate cognitive processing of advertising: Revisiting Krugman. European Journal of Marketing, v. 52, n. 1/2, p. 182-198, 2018.

DOBORJEH, Zohreh Gholami; DOBORJEH, Maryam G.; KASABOV, Nikola. Attentional bias pattern recognition in spiking neural networks from spatio-temporal EEG data. Cognitive Computation, v. 10, n. 1, p. 35-48, 2018.

HENSEL, David et al. Condução de estudos de neuromarketing perspectivas eticamente-praticante. Cogent Psychology , v. 4, n. 1, p. 1320858, 2017.

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

FREIRE, Otávio Bandeira de Lamônica. Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência. Remark: Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 16, n. 4, p.439-453, out. 2017.

GUO, Huiling et al. Comparing the impact of different marketing capabilities: Empirical evidence from B2B firms in China. Journal of Business Research, 2018.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

JIMENEZ-MARIN, Gloria; ELIAS-ZAMBRANO, Rodrigo; GARCIA MEDINA, Irene. The Hulten, Broweus and Van Dijk model of sensorial marketing applied to retail of textiles in Spain. Revista Mediterranea Comunication-Journal of Communication, v. 9, n. 1, p. 401-409, 2018.

KAJALO, Sami; LINDBLOM, Arto. Market orientation, entrepreneurial orientation and business performance among small retailers. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, n. 7, p. 580-596, 2015.

KOCAK, Akin; CARSRUD, Alan; OFLAZOGLU, Sonyel. Market, entrepreneurial, and technology orientations: impact on innovation and firm performance. Management Decision, v. 55, n. 2, p. 248-270, 2017.

LEE, BongKoo; LEE, Choong-Ki; LEE, Jaeseok. Dynamic nature of destination image and influence of tourist overall satisfaction on image modification. Journal of Travel Research, v. 53, n. 2, p. 239-251, 2014.

LIM, Weng Marc. Demystifying neuromarketing. Journal of Business Research, v. 91, p. 205-220, 2018.

LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: Verdades e mentiras sobre porque compramos. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

LIOZU, Stephan M.; HINTERHUBER, Andreas. Pricing orientation, pricing capabilities, and firm performance. Management Decision, v. 51, n. 3, p. 594-614, 2013.

LIU, Yan et al. The effects of products’ aesthetic design on demand and marketing-mix effectiveness: The role of segment prototypicality and brand consistency. Journal of Marketing, v. 81, n. 1, p. 83-102, 2017.

MANGOLD, W. Glynn; FAULDS, David J. Social media: The new hybrid element of the promotion mix. Business horizons, v. 52, n. 4, p. 357-365, 2009.

MARKOVIĆ, Suzana; RASPOR, Sanja; ŠEGARIĆ, Klaudio. Does restaurant performance meet customers' expectations? An assessment of restaurant service quality using a modified DINESERV approach. Tourism and Hospitality Management, v. 16, n. 2, p. 181-195, 2010.

MILETI, Antonio; GUIDO, Gianluigi; PRETE, M. Irene. Nanomarketing: a new frontier for neuromarketing. Psychology & Marketing, v. 33, n. 8, p. 664-674, 2016.

MOJAHEDI, Sahar; HASSANPOUR, Esmaeil. Identify and prioritize Neuromarketing strategies nervous and their impact on the competitive advantage of the company on the basis of the marketing mix (Case Study: Shiraz Travel Agencies). International Business Management, v. 10, n. 15, p. 3077-3083, 2016.

MONTAZERIBARFOROUSHI, Saba; KESHAVARZSALEH, Abolfazl; RAMSØY, Thomas Zoëga. On the hierarchy of choice: An applied neuroscience perspective on the AIDA model. Cogent Psychology, v. 4, n. 1, p. 1363343, 2017.

PEREIRA, Fernando Augusto Cunha et al. Neuromarketing como Estratégia de Negócio Empresarial: uma abordagem global. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 36., 2016, João Pessoa. Artigo. João Pessoa: Abepro, 2016. p. 1 - 14. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2018.

PIONEIRO. Quem são as empresas da Serra que figuram entre as 500 maiores do sul: 31 companhias da região constam no ranking Grandes & Líderes. Caxias do Sul, 17 nov. 2017. Disponível em: <http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2017/11/quem-sao-as-empresas-da-serra-que-figuram-entre-as-500-maiores-do-sul-10017217.html>. Acesso em: 12 mar. 2018.

PIRES, Susan de Paula. Neuromarketing e as influências no comportamento do consumidor. 2016. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: Acesso em: 27 abr. 2018.

PRIDE, William M.; FERRELL, O. C. Fundamentos de marketing: conceitos e práticas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

RUIZ, Carlos Diaz; HOLMLUND, Maria. Actionable marketing knowledge: A close reading of representation, knowledge and action in market research. Industrial Marketing Management, v. 66, p. 172-180, 2017.

SALTTI, Maria Emanuela; LEONI, Attilio. Neuroscience within companies: some case studies. 2017.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

STANTON, Steven J.; SINNOTT-ARMSTRONG, Walter; HUETTEL, Scott A. Neuromarketing: Ethical implications of its use and potential misuse. Journal of Business Ethics, v. 144, n. 4, p. 799-811, 2017.

TRUSOV, Michael; BUCKLIN, Randolph E.; PAUWELS, Koen. Effects of word-of-mouth versus traditional marketing: findings from an internet social networking site. Journal of marketing, v. 73, n. 5, p. 90-102, 2009.

TSIAKALI, Konstantina. User-generated-content versus marketing-generated-content: personality and content influence on traveler’s behavior. Journal of Hospitality Marketing & Management, p. 1-27, 2018.

VORHIES, Douglas W.; HARKER, Michael; RAO, C. P. The capabilities and performance advantages of market-driven firms. European journal of marketing, v. 33, n. 11/12, p. 1171-1202, 1999.

VORHIES, Douglas W.; MORGAN, Neil A. Benchmarking marketing capabilities for sustainable competitive advantage. Journal of marketing, v. 69, n. 1, p. 80-94, 2005.

WEDEL, Michel; KANNAN, P. K. Marketing analytics for data-rich environments. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 97-121, 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos Científicos