O DESENVOLVIMENTO DAS REDES SOCIAIS E O USO CORPORATIVO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS NO USO CORPORATIVO DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Durval Lucas Júnior Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP)
  • Lucas Tadeu de Oliveira Buzzo Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e1201926-49

Palavras-chave:

Características técnicas, Comunicação de marketing, Mudanças organizacionais, Plataformas de redes sociais, Uso corporativo

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender como vêm sendo desenvolvidas as características técnicas das redes sociais, a fim de que as organizações disponham de subsídios necessários à sua efetiva utilização em harmonia com suas estratégias de comunicação de marketing. Utilizou-se estudo de casos múltiplos, numa abordagem qualitativa e exploratória, para analisar a efetividade do uso pelas organizações das ferramentas disponíveis. As unidades de análise foram instituições financeiras brasileiras. Percebeu-se, nesta pesquisa, que nenhuma das organizações demonstrou plena familiaridade com as características técnicas das redes sociais, já que nenhuma obteve o score máximo para efetividade do uso das ferramentas disponíveis.

Biografia do Autor

  • Durval Lucas Júnior, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP)
    Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Administração
  • Lucas Tadeu de Oliveira Buzzo, Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia Universidade Federal de São Carlos
    Estudante do curso de bacharelado em Ciência da Computação

Referências

AHN, J. The effect of social network sites on adolescents' social and academic development: Current theories and controversies. Journal of the Association for Information Science and Technology, v.62, n.8, 2011, p.1435-1445. doi: 10.1002/asi.21540

AHN, J. What can we learn from Facebook activity?: using social learning analytics to observe new media literacy skills. Proceedings of the third international conference on learning analytics and knowledge, 2013, p.135-144. doi: 10.1145/2460296.2460323

BAGHDADI, Y. A framework for social commerce design. Information Systems, v.60, 2016, p.95-113. doi: 10.1016/j.is.2016.03.007

BANCO CENTRAL DO BRASIL IF. data 2017. Retrieved from https://www3.bcb.gov.br/ifdata/

BANCO DO BRASIL Relatório anual 2016 Banco do Brasil S/A. Brasília: Banco do Brasil, 2017. Retrieved from https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/relacoes-com-investidores/informacoes-financeiras#/

BANCO INTER Conheça o nosso banco. 2017 Retrieved from https://www.bancointer.com.br/o-banco/

BELLO-ORGAZ, G.; JUNG, J. J.; CAMACHO, D. Social big data: recent achievements and new challenges. Information Fusion, v.28, 2016, p.45-59. doi: 10.1016/j.inffus.2015.08.005

BRADESCO Relatório integrado 2016 Banco Bradesco S/A. Osasco: Bradesco, 2017. Retrieved from https://www.bradescori.com.br/siteBradescoRI/Uploads/Arquivos/Relatorios/151/151_1_Relatorio%20Integrado%202016-Correcoes_2018.pdf

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica, 6ª edição, São Paulo: Saraiva, 2010.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Relatório de gestão do exercício 2016. Brasília: Caixa Econômica Federal, 2017. Retrieved from http://www.caixa.gov.br/Downloads/Processos_contas_anuais_2016/Relatorio-de-Gestao-2016.pdf

CORMODE, G.; KRISHNAMURTHY, B. Key differences between Web 1.0 and Web 2.0. First Monday, v.13, n.6, 2008. doi: 10.5210/fm.v13i6.2125

CORTIMIGLIA, M.; RENGA, F.; RANGONE, A. A Classification Schema for Mobile-Internet 2.0 Applications. International Conference on E-Business and Telecommunications, Milan, p.126-138. Berlin: Springer, 2009. doi: 10.1007/978-3-642-20077-9_9

DUBÉ, L.; PARÉ, G. Rigor in Information Systems positivist case research: current practices, trends, and recommendations. MIS Quarterly, v.27, n.4, p.597-635. Minneapolis: University of Minnesota (Carlson School of Management), 2003. doi: 10.2307/30036550

DWYER, C. A.; HILTZ, S. R. Designing privacy into online communities. Proceedings of Internet Research 9.0, Copenhagen, 2008. doi: 10.2139/ssrn.1305278

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v.14, n.4, 1989, p.532-550. doi: 10.5465/amr.1989.4308385

EGAN, T.; CLANCY, S.; O'TOOLE, T. The integration of e-commerce tools into the business processes of SMEs. Irish Journal of Management, v.24, n.1, 2003, p.139-153.

HUBER, J., LANDHERR, A., PROBST, F. & REISSER, C. Stimulating User Activity on Company Fan Pages in Online Social Networks. Proceedings of the 20th European Conference on Information Systems, Barcelona, 2012. Retrieved from http://aisel.aisnet.org/ecis2012/188

ITAÚ Relatório anual consolidado 2016 Itaú Unibanco Holding S/A. São Paulo: Itaú Unibanco Holding, 2017. Retrieved from https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/informacoes-financeiras

KIM, W.; JEONG, O.; LEE, S. On social Web sites. Information systems, v.35, n.2, 2010, p.215-236. doi: 10.1016/j.is.2009.08.003

LUCAS JÚNIOR, D.; SOUZA, C. A. Estabelecendo estratégias de comunicação integrada nas redes sociais: análise de uma instituição financeira brasileira. Pensamento & Realidade, v.26, n.3, 2011, p.45-60.

LUCAS JÚNIOR, D.; SOUZA, C. A. Mudanças no Marketing das Organizações Decorrentes do Uso de Plataformas de Redes Sociais: casos brasileiros. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v.18, 2016, p.83-98. doi: 10.17013/risti.18.83-98

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MOSSBERGER, K.; WU, Y.; CRAWFORD, J. Connecting citizens and local governments? Social media and interactivity in major U.S. cities. Government Information Quarterly, v.30, n.4, 2013, 351–358. doi: 10.1016/j.giq.2013.05.016

OLSEN, E.; KRAFT, P. e-Psychology: a pilot study on how to enhance social support and adherence in digital interventions by characteristics from social networking sites. Proceedings of the 4th International Conference on Persuasive Technology, ACM, 2009, p.32. doi: 10.1145/1541948.1541991

RAINS, S. A. & BRUNNER, S. R. What can we learn about social network sites by studying Facebook? A call and recommendations for research on social network sites. New Media & Society, v.17, n.1, 2014, p.114-131. doi: 10.1177/1461444814546481

SANTANDER Relatório anual 2017 Banco Santander (Brasil) S/A. São Paulo: Banco Santander (Brasil) S/A, 2017. Retrieved from https://www.ri.santander.com.br/list.aspx?idCanal=fkkklGpEnAXNWICTpEW2UQ==

SHEN, K.; KHALIFA, M. A research framework on social networking sites usage: Critical review and theoretical extension. Software Services for e-World, 2010, p.173-181. doi: 10.1007/978-3-642-16283-1_21

SLEDGIANOWSKI, D.; KULVIWAT, S. Social network sites: antecedents of user adoption and usage. AMCIS 2008 Proceedings, 2008, p.83. Retrieved from http://aisel.aisnet.org/amcis2008/83

SORENSEN, L.; SKOUBY, K. E. Next generation social networks – elicitation of user requirements. 19th International Symposium on Personal, Indoor and Mobile Radio Communications – PIMRC, 2008, p.1-5. doi: 10.1109/PIMRC.2008.4699966

TAYLOR, D. G.; LEWIN, J. E.; STRUTTON, D. Friends, fans, and followers: do ads work on social networks? Journal of advertising research, v.51, n.1, 2011, p.258-275. doi: 10.2501/JAR-51-1-258-275

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos, 4ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZHAO, W. X.; LI, S.; HE, Y.; CHANG, E. Y.; WEN, J. R.; LI, X. Connecting social media to e-commerce: Cold-start product recommendation using microblogging information. Transactions on Knowledge and Data Engineering, v.28, n.5, 2016, p.1147-1159. doi: 10.1109/TKDE.2015.2508816.

Downloads

Publicado

2020-02-22

Edição

Seção

Artigos Científicos