Balanced Scorecard em Instituições de Ensino Superior: uma análise das perspectivas

Autores

  • Carlos Rogério Montenegro de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Thiago Coelho Soares Unisul
  • Mauricio Andrade de Lima Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v4e12011183-205

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Balanced Scorecard, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as perspectivas do Balanced ScoreCard (BSC) utilizadas em Instituições de Ensino Superior (IES) . Esta pesquisa descritiva, bibliográfica e com análise documental teve caráter quantitativo, na qual foram analisadas vinte e cinco IES estrangeiras sediadas nos Estados Unidos, Turquia e Tailândia. Além destas, mais dezessete IES nacionais foram analisadas. Como resultado da pesquisa, observa-se que três perspectivas são mais recorrentes nas instituições do exterior: processos internos, financeira e clientes. Já nas instituições nacionais, verificam-se quatro perspectivas em mais da metade das instituições analisadas: Processos Internos, Clientes, Aprendizado e Crescimento e Financeira. Ressalta-se que embora as perspectivas originais sugeridas por Kaplan e Norton (1997) sejam as mais utilizadas, algumas IES utilizaram perspectivas diferenciadas. Nas instituições estrangeiras, destacam-se: Inovação; Pessoas; Stakeholders; Gestão Acadêmica; Recursos; Comunidade; Aprendizado dos Estudantes; Imagem e Reconhecimento; Diversidade; Processos de Negócios Internacionais; Desenvolvimento Organizacional; Clima Organizacional; e Eleitores. Nas instituições nacionais, algumas perspectivas foram incorporadas ou adaptadas do modelo original: Sociedade; Mercado; Legal; Inovação; Acionistas

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Publicado

2011-10-21

Edição

Seção

Artigos Científicos