PROPOSTA DE UM NOVO MODELO DE GOVERNANÇA PORTUÁRIA PARA O BRASIL

Autores

  • Sérgio Sampaio Cutrim Universidade Federal do Maranhão
  • Rui Carlos Botter Politécnica USP
  • Leo Tadeu Robles Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e0I2018200-221

Palavras-chave:

Governança Portuária, Portos, Planejamento portuário

Resumo

Este artigo analisa o modelo de governança do setor portuário brasileiro.  O estudo composto por  revisão bibliográfica e aplicação do método Delphi alcançou seu objetivo propondo nova estrutura de governança com aplicação do modelo de corporatização portuária; reformulação e devolução do caráter deliberativo do Conselho de Administração das Autoridades Portuárias e do Conselho Nacional de  Integração de Política de Transporte; descentralização do planejamento portuário; criação de ministério responsável por todos os modais de transporte; extinção da Empresa de Planejamento e Logística; fortalecimento e manutenção das funções da Agência  Nacional de Transporte Aquaviário e manutenção do modelo Landlord.

Biografia do Autor

  • Sérgio Sampaio Cutrim, Universidade Federal do Maranhão
    Administrador, Mestre em Administração, Doutorando em Engenharia Naval e Oceânica pela USP. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Maranhão.
  • Rui Carlos Botter, Politécnica USP
    Professor Titular da Escola Politécnica da USP
  • Leo Tadeu Robles, Universidade Federal do Maranhão
    Universidade Federal do Maranhão

Referências

BALTAZAR, R.; BROOKS, M. R. Port Governance, Devolution and the Matching Framework: A Configuration Theory Approach. In: BROOKS, M. R.; CULILINANE, K. (Eds.). . Research in Transportation Economics. 1. ed. Oxford: [s.n.]. v. 17p. 379–403.

BANK, W. Port Reform Toolkit Second Edition Financial Implications of Port Reform. Washington: [s.n.].

BNDES. Perspectivas do investimento em Infraestrutura. Brasília: [s.n.].

BNDES. Análise e Avaliação da Organização Institucional e da Eficiência de Gestão do Setor Portuário Brasileiro. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7668?mode=full>.

BRASIL. LEI No 8.630, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1993. Dispõe sobre o regime jurídico da exploração dos portos organizados e das instalações portuárias e dá outras providências, p. 1–16, 1993.

BRASIL. LEI N° 10.233, DE 5 DE JUNHO DE 2001. Dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional , p. 1–46, 2001.

BRASIL. DECRETO No 6.550, DE 27 DE AGOSTO DE 2008. Dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte CONIT, e dá outras providências, p. 2008–2011, 2008.

BRASIL. LEI No 12.815, DE 5 DE JUNHO DE 2013. Dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários; altera as Leis nos 5.025, de 10 de junho de 1966, 10.233, de 5 de junho de 2001, 10.683, de 28 de ma, p. 1–22, 2013.

BRASIL. MEDIDA PROVISÓRIA No 726, DE 12 DE MAIO DE 2016. Brasília: [s.n.]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv726.htm>.

BRASIL. LEI No 13.341, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016. Brasília: [s.n.]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Lei/L13341.htm>.

BROOKS, M.; CULLINANE, K. Introduction. In: Devolution, Port Governance and Port Performance. [s.l: s.n.]. v. 17p. 1–15.

BROOKS, M. R.; PALLIS, A. A. Assessing port governance models: process and performance components. Maritime Policy & Management, v. 35, n. 4, p. 411–432, 2008.

CULLINANE, K.; WANG, T. Port Governance in China. In: BROOKS, R.; CULLINANE, K. (Eds.). . Research in Transportation Economics. 1° ed ed. Oxford: [s.n.]. v. 17p. 357–375.

CULLINANE K, TENG Y H, W. T. F. Port competition between Shanghai and Ningbo. Maritime Policy & Management, v. 32, n. 4, p. 331–346, 2005.

EVERETT, S. Corporatization: a legislative framework for port inefficiencies. Maritime Policy & Management, v. 30, n. 3, p. 211–219, 2003.

EVERETT, S.; PETTITT, T. Effective corporatization of ports is a function of effective legislation: legal issues in the existing paradigm. Maritime Policy & Management, v. 33, n. 3, p. 219–232, 2006.

FOCO, C. EM. Conheça Dilma e seus 37 ministros. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/manchetes-anteriores/conheca-dilma-e-seus-37-ministros/>. Acesso em: 10 abr. 2017.

GALVÃO, C. B.; ROBLES, L. T.; GUERISE, L. C. 20 years of port reform in Brazil: Insights into the reform process. Research in Transportation Business & Management, p. 1–8, 2017.

GUPTA, U. G.; CLARKE, R. E. Theory and Application of the Delphi Technique: A Bibliography. Technological Forecasting and Social Change, v. 53, n. 2, p. 185–211, 1996.

LAI, C.-S. et al. Organizational change for port authorities: a social information processing analysis. Maritime Policy & Management, v. 8839, n. November, p. 1–20, 2013.

MARCHETTI, D. D. S.; FERREIRA, T. T. Situção Atual e Perspectivas da Infraestrutura de Transportes e da Logística no Brasil. BNDES 60 Anos - Perspectivas Setoriais, v. 2, n. Logística, p. 235–270, 2012.

MOGLIA, F.; SANGUINERI, M. Port Planning: the Need for a New Approach? Maritime Economics & Logistics, v. 5, n. 4, p. 413–425, 2003.

MONIÉ, F.; VIDAL, S. M. D. S. C. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. RAP, v. 40, n. 6, p. 975–995, 2006a.

MONIÉ, F.; VIDAL, S. M. DO S. C. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. RAP Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 975–995, 2006b.

MONIOS, J.; WANG, Y. Spatial and institutional characteristics of inland port development in China. GeoJournal, v. 78, n. 5, p. 897–913, 2013.

NOTTEBOOM, T. Chapter 2 Strategic Challenges to Container Ports in a Changing Market Environment. In: Research in Transportation Economics. [s.l: s.n.]. v. 17p. 29–52.

NOTTEBOOM, T. E.; RODRIGUE, J. Port regionalization : towards a new phase in port development. Maritime Policy & Management, n. March 2012, p. 37–41, 2005.

OCDE. Principles of Corporate Governance. 1999.

QIU, M. Coastal port reform in China. Maritime Policy & Management, v. 35, n. 2, p. 175–191, 2008.

REZENDE, F. Planejamento no Brasil: auge, declínio e caminhos para a reconstrução. In: CARDOSO JR, J. C. (ORG) (Ed.). . A Reinvenção do Planejamento Governamental no Brasil. Brasília: IPEA, 2011. v. 4p. 517.

ROBINSON, R. Ports as elements in value-driven chain systems: the new paradigm. Maritime Policy & Management, v. 29, n. 3, p. 241–255, 2002.

ROCHE, D. M. Port Development and Land Use through the Danish Planning System. n. June, 2013.

SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS. Conselhos Administrativos - CONSAD. Disponível em: <http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/gestao/conselhos-administrativos-consad>. Acesso em: 11 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Edição

Seção

Artigos Científicos