Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA

Autores

  • Marcus Vinicius Machado Carneiro
  • Rosane Pedron Carneiro
  • Ricardo Antonio De Marco

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v2e2200996-108

Palavras-chave:

Polo, Atratividade, Comércio

Resumo

A relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município.

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Publicado

2010-08-25

Edição

Seção

Artigos Científicos