PORTO DE MANAUS: ESTRATÉGIAS PARA DIAGNÓSTICO DA INTERAÇÃO PORTO-CIDADE

Autores

  • Cristhyano Cavali da Luz Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Ratton
  • Philipe Ratton
  • Durval Nascimento Neto

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e0I2018177-199

Palavras-chave:

porto público organizado, desenvolvimento portuário, porto fluvial, navegação, transporte.

Resumo

O Porto de Manaus possui características de operação peculiares, distinguindo-se de outros portos brasileiros pela prevalência da movimentação de passageiros em detrimento da movimentação de cargas. Este trabalho abordou estratégias para o desenvolvimento de um porto fluvial e sua interação com a cidade ao seu entorno, identificando aspectos e procedimentos que requerem melhorias e promovendo o equilíbrio das atividades. A sequência metodológica foi constituída de análise qualitativa de variáveis, diagnóstico institucional e operacional, proposta de readequação da integração viária e, por fim, foram sugeridas melhorias e recomendações. A partir das informações levantadas e da definição vocacional no porto, pode-se propor ações para manter o porto em plena operação.

Referências

ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA. Dicionário Básico Portuário. 2ª Edição. 2011.

CONFEA. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Relatório – Ação de Fiscalização de Obras para a Copa do Mundo 2014. Novembro, 2011.

______. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Transporte Público Massivo: BRT de Manaus. Manaus - AM. 2011. Disponível em: www.confea.org.br/media/am_palestra3.pdf. Acesso em janeiro, 2013.

D24AM. Governo Federal confirma que Manaus não terá BRT e nem monotrilho para a Copa. Publicado em 20 de dezembro de 2012. Disponível em: www.d24am.com. Acesso em: janeiro de 2013.

DNIT. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Apresentação do Complexo Portuário de Manaus. 2012.

______. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Minuta de Relatório Conclusivo. 2011a.

______. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Relatório de Bens Móveis e Imóveis. 2011b.

LABTRANS. Laboratório de Transportes e Logística, Universidade Federal de Santa Catarina. Plano Mestre, Porto Público Organizado de Manaus. Florianópolis-SC. Abril, 2013.

______. Laboratório de Transportes e Logística, Universidade Federal de Santa Catarina. Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá. Florianópolis-SC. Maio, 2012.

PAC 2. Programa de Aceleração do Crescimento. Ministério do Planejamento. Governo Federal, 2012. Disponível em: www.pac.gov.br/transportes. Acesso em julho de 2013.

PORTO PÚBLICO ORGANIZADO DE MANAUS. Nível do Rio: Níveis Máximo e Mínimo. Disponível em: www.portodemanaus.com.br/?pagina=niveis-maximo-minimo-do-rio-negro. Acesso em 22 de novembro de 2012.

______. Nível do Rio: Nível hoje. Disponível em: www.portodemanaus.com.br/?pagina=nivel-do-rio-negro-hoje. Acesso em 22 de novembro de 2012.

______. O Coração da Amazônia. Disponível em: http://www.portodemanaus.com.br/. Acesso em outubro, 2012.

SISTEMA PRI. Estudo Preliminar e Projeto Básico da Requalificação do Porto Público Organizado de Manaus. 2012.

______. Projeto de Recuperação Estrutural, Restauração, Adequação e Modernização do Porto Público Organizado de Manaus. Inspeção – Cais Roadway e Cais Torres. Março, 2013.

SNPH. Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias. Apresentação do Porto Público Organizado de Manaus. Disponível em: www.antaq.gov.br/portal/pdf/Portos/2012/Manaus.pdf;www2.transportes.gov.br/bit/05-mar/1-portos/Manaus.pdf. Acesso em janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Edição

Seção

Artigos Científicos