ENSINO MÉDIO INTEGRAL NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: UM DIAGNÓSTICO À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Autores

  • Maria Sandra da Conceição MPGOA/REP
  • André Gustavo Carvalho Machado PPGA/MPGOA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e012018200-225

Palavras-chave:

Educação Integral, Implementação Estratégica, Desempenho Escolar, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo objetiva analisar, sob a perspectiva da implementação estratégica, por que escolas integrais do ensino médio do Agreste de Pernambuco têm alcançado diferentes desempenhos nas últimas avaliações do IDEPE. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos em duas escolas. Os resultados evidenciaram que enquanto uma escola apresentou estratégias e ações integradas à proposta pedagógica da educação integral, a outra se manteve indiferente às exigências e demandas no período considerado. Conclui-se que aspectos associados à liderança, cultura e estrutura organizacionais concorreram para a variabilidade do desempenho. O estudo contribui para a prática da gestão escolar e melhoria dos resultados educacionais.

Biografia do Autor

  • Maria Sandra da Conceição, MPGOA/REP

    Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes - Universidade Federal da Paraíba -  UFPB - 2017.

    Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Universidade de Pernambuco UPE - 2014.

    Especialização em Gestão e Organização da Escola - UNOPAR- 2012

    Especialização em Ensino Aprendizagem- Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas  - FACISA - 2006.

     

  • André Gustavo Carvalho Machado, PPGA/MPGOA/UFPB
    Professor do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos