Sistemas de controle e alinhamento estratégico: proposição de indicadores

Autores

  • Elói Júnior Damke Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Eduardo Damião da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v4e1201165-87

Palavras-chave:

Controle estratégico, Alavancas de Controle de Simons, Definições Operacionais.

Resumo

O sistema de controle e alinhamento estratégico Alavancas de Controle proposto por Simons (1995) permite, a partir da concepção do equilíbrio de variáveis, ponderar sobre aspectos temporalmente distantes e avaliar efeitos e causas, assim como apreciar aspectos práticos e teóricos. Apesar da relevância deste modelo, não se encontraram estudos que apresentem uma forma de operacionalizá-lo, possibilitando sua mensuração nas organizações. Assim, este ensaio teórico visa apresentar, com base nas Alavancas de Controle de Simons (1995), um conjunto de indicadores de controle estratégico que permitam avaliar os níveis em que cada mecanismo de controle (sistema de crenças, sistema de limites, sistema diagnóstico e sistema interativo) se configura nas organizações. Com o intuito de obter subsídios para o desenvolvimento dos indicadores, recorreu-se à obra de Simons (1995), por meio da qual se conseguiu incorporar conceitos e comentários do autor acerca das alavancas de controle. Espera-se, por meio da operacionalização destes mecanismos de controle estratégico, contribuir com a área de conhecimento. Já como contribuição gerencial, se pretende fornecer uma ferramenta de alinhamento e apoio à estratégia das organizações, por meio do desenvolvimento de um instrumento para coleta de dados sobre controle estratégico baseado nas alavancas de Simons (1995).

Biografia do Autor

  • Elói Júnior Damke, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
    Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Eduardo Damião da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
    Decano do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Downloads

Publicado

2011-10-21

Edição

Seção

Artigos Científicos