Estratégias de Crescimento e Vantagem Competitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado

Autores

  • Gustavo Geovany Araujo do Carmo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e22010159-179

Palavras-chave:

estratégia, franchising, crescimento, recursos, vantagem competitiva

Resumo

Este artigo objetiva entender como franqueadores e franqueados crescem e criam vantagem competitiva. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo a partir das impressões e opiniões de franqueados dos ramos de Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As principais estratégias de crescimento utilizadas pelos franqueadores são: (a) crescer pelo desenvolvimento de mercados e (b) pelo desenvolvimento de produtos. Para os franqueados prevalecem como estratégias de crescimento: (a) a penetração de mercado, (b) o desenvolvimento de mercados e, em alguns casos, (c) a diversificação. Foi destacada a importância dos recursos, principalmente as pessoas, para criação de Vantagem Competitiva. Em Franchising o relacionamento entre franqueador e franqueado e as redes de relacionamento de franqueados podem ser considerados como fatores de crescimento.

Biografia do Autor

Gustavo Geovany Araujo do Carmo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Administração de Empresas

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Endereço: Rua da Consolação, 896 - prédio 60 - térreo.

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Publicado

2010-12-21

Edição

Seção

Artigos Científicos