Estratégias de Crescimento e Vantagem Competitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado

Autores

  • Gustavo Geovany Araujo do Carmo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e22010159-179

Palavras-chave:

estratégia, franchising, crescimento, recursos, vantagem competitiva

Resumo

Este artigo objetiva entender como franqueadores e franqueados crescem e criam vantagem competitiva. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo a partir das impressões e opiniões de franqueados dos ramos de Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As principais estratégias de crescimento utilizadas pelos franqueadores são: (a) crescer pelo desenvolvimento de mercados e (b) pelo desenvolvimento de produtos. Para os franqueados prevalecem como estratégias de crescimento: (a) a penetração de mercado, (b) o desenvolvimento de mercados e, em alguns casos, (c) a diversificação. Foi destacada a importância dos recursos, principalmente as pessoas, para criação de Vantagem Competitiva. Em Franchising o relacionamento entre franqueador e franqueado e as redes de relacionamento de franqueados podem ser considerados como fatores de crescimento.

Biografia do Autor

  • Gustavo Geovany Araujo do Carmo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Mestrando em Administração de Empresas
  • Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Endereço: Rua da Consolação, 896 - prédio 60 - térreo.

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Publicado

2010-12-21

Edição

Seção

Artigos Científicos