TRAÇOS DE PERSONALIDADE E INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Jussara Besutti Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Rodrigo Angonese Universidade de Passo Fundo. Campus I BR 285 KM 171 São José 99001970 - Passo Fundo, RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e3201798-123

Resumo

O objetivo do trabalho é descrever quais os traços de personalidade são predominantes em indivíduos com prevalência de intenção empreendedora. É uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por dez empreendedores, de empresas incubadas vinculados a um parque científico tecnológico. Na coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico, um questionário de Intenção Empreendedora e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Os resultados indicaram que há relação entre a intenção empreendedora e alguns fatores da personalidade, principalmente com o fator abertura e o fator realização. 

Biografia do Autor

  • Jussara Besutti, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Psicóloga, Mestranda em Administração PPGAdm UPF

  • Rodrigo Angonese, Universidade de Passo Fundo. Campus I BR 285 KM 171 São José 99001970 - Passo Fundo, RS - Brasil
    Professor do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo.  Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela FURB (2012) ,  mestrado em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) , graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998) ,

Referências

ALLPORT, G. W. Personalidade: Padrões e desenvolvimento. São Paulo, Brasil: Herder, 1966.

AJZEN, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991.

ALMEIDA, F. J. R.; SOBRAL, J. B. A. Os condicionantes psicológicos e estruturais da informatização organizacional: um estudo sobre empresas portuguesas utilizando o modelo de equações estruturais. In: XXIX ENANPAD, 29, 2005, Brasília. Anais… Brasília: Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração, 2005. v. 1, p. 1-16.

BRANDSTÄTTER, H. Personality aspects of entrepreneurship: A look at five meta-analyses. Personality and Individual Differences, v. 51, p. 222–230, 2011.

CHELL, E. The entrepreneurial personality: A social construction. Routledge, 2008.

DAKOUMI, A H.; ABDELWAHED, Y. Is Entrepreneurship for You? Effects of Storytelling on Entrepreneurial Intention. International Journal of Business and Management, v. 9, n. 9, p. 176-192, 2014.

DIGMAN, J. M. The curious history of the five-factor model. In: WIGGINS, J. S. (Ed). The five-factor model of personality: Theoretical perspectives. New York, NY, US: Guilford Press, 1996, p. 1-20.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovador e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus; Elsevier, 2003.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração – FEA/USP, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999.

FONTENELE, R. E. S.; BRASIL, M. V. O.; SOUSA, A. M. R. Influência da intenção empreendedora de discentes em um instituto de ensino superior. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 4, n. 3, p. 147-176, 2015.

FRIEDMAN, H. S.; SCHUSTACK, M. W. Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna (2ª ed.). São Paulo: Prentice Hall, 2004.

KRUEGER, N. F.; REILLY, M. D.; CARSRUD, A. L. Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of business venturing, v. 15, n. 5, p. 411-432, 2000.

KOE, W.; SA’ARI, J. R.; MAJID, I. A.; ISMAIL, K. Determinants of entrepreneurial intention among millennial generation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 40, p. 197-208, 2012.

ISRAR, A.; HASHIM, N. Impact of Personality on Entrepreneurial Intentions: A proposed framework. Asian journal of multidisciplinary studies, v. 5, n. 3, p. 67-73, 2017.

ROCHA, E. L. C.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.

LIÑÁN, F.; CHEN, Y. Development and cross-cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 593-617, 2009.

MCCRAE, R. R. O que é personalidade? In: FLORES-MENDOZA, C.; COLOM, R. (Orgs.). Introdução à psicologia das diferenças individuais. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 203-218.

MCCRAE, R. R. Creativity, divergent thinking, and openness to experience. Journal of Personality and Social Psychology, v. 52, p. 1258-1265, 1987.

MINUZZI, C.; VARGAS, K. S.; FIALHO, C. B. Características comportamentais empreendedoras: em cena os futuros administradores. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 5, n. 1, p. 141-162, 2016.

MORAES, M. J.; HASHIMOTO, M.; ALBERTINE, T. Z. Perfil Empreendedor: estudo sobre características empreendedoras de motoristas funcionários, agregados e autônomos do transporte rodoviário de cargas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n. 1, p. 132-157, 2013.

MORIANO, J. A.; GÓMEZ, A.; LAGUNA, M.; ROZNOWSKI, B. Validación de un cuestionario para medir la intención emprendedora. Una aplicación en España y Polonia. In: MORALES, J. F.; HUICI, C.; GÓMEZ, A.; GAVIRIA, E. (Eds.). Método, teoría e investigación en psicología social. Madrid, España: Pearson, 2008, p. 101-121.

NUNES, C. H. S.; HUTZ, C. S.; NUNES, M. F. O Manual técnico da bateria fatorial de personalidade-BFP. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

NUNES, C. H. S.; HUTZ, C. S.; GIACOMONI, C. H. Associação entre bem-estar subjetivo e personalidade dos cincos grandes fatores. Avaliação Psicológica, v. 8, n . 1, p. 99-108, 2009.

NUNES, C. H. S., HUTZ, C. S.; NUNES, M. F. O. Bateria fatorial de personalidade: manual técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

OLIVEIRA, B. M. F.; VIEIRA, D. A.; LAGUÍA, A.; MORIANO, J. A., SOARES, V. J. S. Intenção empreendedora em estudantes universitários: adaptação e validação de uma escala (QIE). Avaliação Psicológica, v. 15, n. 2, p. 187-196, 2016.

PEDROSO, J. P. P.; MASSUKADO-NAKATANI, M. S.; MUSSI, F. B. (2009). A relação entre o jeitinho brasileiro e o perfil empreendedor: possíveis interfaces no contexto da atividade empreendedora no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 4, 2009.

PEREIRA, I. M.; OLIVEIRA, D. R.; VALADARES, J. L.; EMMENDOERFER, M. L. Comportamento Empreendedor No Setor Público: Análise Comparada De Dois Presidentes Do Brasil. Regepe-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 5, n. 2, p. 51-75, 2016.

PERVIN, L. A.; JOHN, O. P. Personalidade: teoria e pesquisa (8ª ed.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

RIZZATO, S. C. C.; MORAN, M. C. Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 13, n. 3, p. 279-291, 2013.

SCHMIDT, S.; BOHNENBERGER, M. C. Entrepreneurial profile and organizational performance. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, p. 450-467, 2009.

SCHULTZ, P.; SCHULTZ, S. E. Teorias de Personalidade (2ª Ed.). São Paulo: Cengage – Learing, 2011.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1982.

SILVA, I. B.; NAKANO, T. C. Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, v. 10, n. 1, p. 51-62, 2011.

STEEL, G. D.; RINNE, T.; FAIRWEATHER, J. Personality, nations, and innovation: Relationships between personality traits and national innovation scores. Cross-Cultural Research, v. 46, n. 1, p. 3-30, 2012.

TRENTINI, C. M.; HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. A. P.; GONÇALVES, M. T. A.; THOMAZONI, A. R. Correlações entre a EFN-escala fatorial de neuroticismo e o IFP-inventário fatorial de personalidade. Avaliação Psicológica, v.8, n. 2, p. 209-217, 2009.

YUKONGDI, V.; LOPA, N. Z. Entrepreneurial intention: a study of individual, situational and gender differences. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 24, n. 2, p. 333-352, 2017.

ZHAO, H.; SEIBERT, S. E. The big five personality dimensions and entrepreneurial status: a meta-analytical review. Journal of applied psychology, v. 91, n. 2, p. 259-271, 2006.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Edição

Seção

Artigos Científicos