INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL SEGUNDO O MODELO DOS CINCO ESTÁGIOS: ESTUDO MULTICASO

Autores

  • Danieli Artuzi Pes Backes Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE http://orcid.org/0000-0002-6411-6649
  • Evandro Luiz Lopes Professor do PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Professor da EPPEN da Unifesp http://orcid.org/0000-0002-2780-4215
  • José Jaconias da Silva Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE http://orcid.org/0000-0001-9425-2222
  • Mariana Amicucci Almeida de Mangabeira Pesquisadora de IC na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Bacharelanda em Direito pela Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Eliane Herrero Professora da Prefeitura Municipal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4515-7242

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e2201721-53

Palavras-chave:

Inovação, Sustentabilidade, Modelo de cinco estágios.

Resumo

O estudo objetivou avaliar a relação entre inovação e sustentabilidade em quatro indústrias a partir do modelo de cinco estágios de Nidumolu, Prahalad e Rangaswami (2009). Adotou-se como método para a coleta de dados do estudo multicaso, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e visitas técnicas com observação in loco. Os resultados apontaram que as quatro indústrias analisadas passa(ra)m pelas cinco fases e desenvolve(ra)m inovações incrementais alinhadas com ações sustentáveis, baseadas no cumprimento da legislação ou na motivação pessoal de seus gestores, sem existir um direcionamento governamental institucional sistêmico para a formulação de modelos de negócios voltados à inovação sustentável.

Biografia do Autor

Danieli Artuzi Pes Backes, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração pela Uninove. Professora Adjunto I do Departamento de Administração da UFMT. Leciona e possui interesse nos seguintes temas: Estratégia, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão do Ensino Superior.

Evandro Luiz Lopes, Professor do PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Professor da EPPEN da Unifesp

Pós-doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016), possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Atualmente é professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Administração de Marketing, Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional e Pesquisa de Marketing. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

José Jaconias da Silva, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Uninove. Professor Assistente II do Departamento de Administração da UFMT. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Especialista em Economia Solidária pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem Experiencia em ministrar aulas de logística e operações e também experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Extensão Rural.

Mariana Amicucci Almeida de Mangabeira, Pesquisadora de IC na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Bacharelanda em Direito pela Universidade de Cuiabá - UNIC

Pesquisadora de Iniciação científica do Departamento de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde se dedicou aos temas de Estratégia Organizacional, sustentabilidade e inovação. 

Eliane Herrero, Professora da Prefeitura Municipal de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade São Marcos (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1993). É mestra em Administração, linha de pesquisa em Marketing, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, ênfase em comportamento do consumidor (2016). Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo e revisora gramatical e tradutora (português-inglês-português) para periódicos na área de Administração e como autônoma.

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Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos